Investigação nacional dá origem a tratamento inovador de feridas crónicas em diabéticos

1. Síntese

A Crioestaminal tem assumido uma posição de pioneirismo e liderança na área da criopreservação de células estaminais, evidenciando uma forte e particular aposta na investigação de novas aplicações para as mesmas.

A equipa de investigação & desenvolvimento (I&D) da Crioestaminal e os seus parceiros têm desenvolvido um conjunto de projetos que visam alargar a aplicação clínica das células estaminais (do sangue e do tecido do cordão umbilical).

O forte investimento efetuado ao longo de 12 anos traduziu-se, entre outros resultados, em duas patentes, uma na área da cicatrização de feridas crónicas em diabéticos e outra na regeneração de tecido cardíaco. Trata-se, assim, da primeira empresa nacional a deter patentes para tratamentos com base em células estaminais.

Cofinanciado pelo COMPETE, o projeto de investigação Exocord visa avaliar o efeito terapêutico de fatores de crescimento libertados pelas células estaminais do sangue do cordão umbilical na cicatrização de feridas crónicas em modelo animal de diabetes.

Para André Gomes, fundador e Diretor Geral da Crioestaminal, é importante salientar que a realização deste projeto só foi possível com o financiamento por Fundos FEDER através do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, o qual permitiu reunir as condições necessárias ao desenvolvimento do trabalho de investigação.

O Diretor Geral da empresa refere ainda que “a Crioestaminal tem apostado em projetos de investigação, com resultados muito interessantes. Um exemplo disso, e em particular com o projeto Exocord, é a geração de uma plataforma terapêutica inovadora para um grave problema de saúde, atualmente sem tratamento eficaz”.

 

2. Apoio do COMPETE

Cofinanciado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto Exocord – Exosomas de células estaminais e seus derivados para tratamento de feridas crónicas em pacientes diabéticos, representou um investimento elegível de 361 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 271 mil euros.

 

3. Descrição do projeto | Exocord – Exosomas de células estaminais e seus derivados para tratamento de feridas crónicas em pacientes diabéticos

 

3.1 Âmbito

A Crioestaminal concluiu recentemente o projeto Exocord - Exosomas de células estaminais e seus derivados para tratamento de feridas crónicas em pacientes diabéticos, que contou com o apoio do COMPETE, no âmbito do Sistema de Incentivos à IDT.

Em termos científicos, o projeto desenvolvido com a colaboração de uma equipa de investigação do Biocant e do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Universidade de Coimbra, visava o desenvolvimento de uma formulação com base em exosomas (pequenas vesículas) de células estaminais para o tratamento de feridas crónicas em pacientes diabéticos. A metodologia foi desenvolvida e testada em modelo animal diabético, tendo-se mostrado eficaz no processo de cicatrização das feridas.

A utilização de exosomas poderá facilitar todo o processo de translação para a clínica, dado que, por não ser necessária a utilização de células, toda a cadeia de preparação do produto poderá ser simplificada.

 

3.2 Objetivo

Avaliar o efeito terapêutico de fatores de crescimento libertados pelas células estaminais do sangue do cordão umbilical na cicatrização de feridas crónicas em modelo animal de diabetes.

 

3.3 Resultados

A plataforma desenvolvida demonstrou acelerar o fecho de feridas induzidas em modelo animal de diabetes. Como resultado do desenvolvimento desta plataforma terapêutica, a Crioestaminal e o Biocant prepararam a submissão de um pedido de patente.

Para além disso, a metodologia inovadora de tratamento de feridas deu também origem a um projeto empresarial, a Exogenus Therapeutics.

Esta empresa, spin-off do projeto, participou com muito sucesso no programa de aceleração COHiTEC, tendo angariado um primeiro round de capital semente junto da Caixa Capital SCR. Para além disso, a Exogenus Therapeutics venceu recentemente a 17ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor, promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários – por ter apresentado o melhor plano de negócio.

A Exogenus Therapeutics é uma start-up de biotecnologia que centra a sua atuação no desenvolvimento de terapias celulares inovadores aplicadas à medicina regenerativa, especialmente ao tratamento de lesões cutâneas. O seu primeiro produto (Exo-Wound), resultante da investigação deste projeto, pretende revolucionar o tratamento de feridas crónicas (feridas crónicas de diabéticos, úlceras venosas e de pressão) e mudar a vida de milhões de pacientes em todo o mundo.

Neste momento, já com o projeto terminado, os investigadores envolvidos pretendem publicar, numa revista da especialidade, os resultados alcançados, encontrando-se o artigo científico em fase de preparação.

Os resultados deste projeto poderão ter aplicação clínica, no tratamento de feridas crónicas, constituindo uma resposta a uma importante necessidade médica não satisfeita. Este projeto, que possibilitou o desenvolvimento de uma nova plataforma terapêutica para o tratamento de feridas crónicas, só foi possível com o cofinanciamento.

 

4. Links

04/01/2016 , Por Cátia Silva Pinto