NERSANT Business vai internacionalizar empresas com o apoio do COMPETE

Entre os dias 24 e 26 de Outubro, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar em Tomar, no Hotel dos Templários, e pelo quinto ano consecutivo, o NERSANT Business, Encontro Internacional de Negócios da Ribatejo que este ano vai contar com a participação recorde de 24 países. O evento realiza-se este ano sob a alçada do Export Intelligence, novo projeto de apoio à internacionalização de empresas que a associação está a dinamizar.

Este projeto, apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC, tenciona alavancar o aumento das exportações da região e também atrair investimento para o Ribatejo. Para responder ao seu objetivo, o Export Intelligence prevê a realização de diversas atividades, sendo uma delas, precisamente, a realização de encontros internacionais de negócios onde o networking empresarial entre mercados é a ação principal. O NERSANT Business, organizado pela associação desde 2012, ganha este ano uma nova marca, ao realizar-se ao abrigo deste projeto.

Para além da realização do encontro de negócios, que vai decorrer em Tomar entre 24 e 26 de outubro, o Export Intelligence prevê ainda a criação de uma rede de networking internacional assente numa plataforma tecnológica que potencie as oportunidades de negócios para as empresas da região, onde vai ficar disponibilizada toda a informação estratégica prevista no projeto - os manuais sobre as potencialidades do Ribatejo e os guias para o exportador para os diferentes mercados - , e onde vai ser gerida a rede de networking empresarial entre as empresas do Ribatejo e os diversos mercados. Contempla ainda a realização de outras ações, como a abordagem a novos mercados e a disponibilização de informação relevante e estratégica, quer sobre as potencialidades do Ribatejo, quer sobre os mercados externos.

Relativamente aos países a abordar, e operando numa lógica de diversificação de mercados, o Export Intelligence aponta como prioritários mercados como Moçambique, Marrocos, Colômbia, Gana, Canadá, Turquia, México, Chile, Polónia e Austrália.

O NERSANT Business 2016

O Encontro de Negócios do Ribatejo vai realizar-se de 24 a 26 de outubro em Tomar, no Hotel dos Templários, com a participação de 24 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Áustria, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, França, Gana, Guiné-Bissau, Holanda, Hungria, India, Irão, Japão, Letónia, Luxemburgo, México, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Ucrânia e Vietname.

Após a sessão de abertura, onde estará presente o Ministro Adjunto Eduardo Cabrita, o evento vai centrar-se na realização de contactos institucionais entre as empresas portuguesas e as empresas estrangeiras participantes, de acordo com um plano previamente organizado pela associação empresarial mediante as solicitações das partes. Do programa do evento fazem ainda parte seminários temáticos sobre os mercados da Colômbia e da Holanda, bem como visitas a empresas da região.

Este ano, e para incrementar a realização de negócios, a NERSANT convidou Embaixadas e Câmaras do Comércio para estar no local, em bancas de apoio à realização de negócios.

 

14/10/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia