Molds Advanced Manufacturing: Desenvolvimento de Software Avançado de Planeamento e Gestão da Produção para o Setor dos Molds

Resumo

Apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela DRT RAPID o este projeto visou o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão e planeamento da produção específico para o setor dos moldes apoiando-se na sua essência na metodologia de gestão de projetos, com diversos módulos, apoiados em diferentes algoritmos, por forma a responder às limitações das soluções existentes.

 

Enquadramento

Todo o software de gestão e planeamento atual assenta em heurísticas de produção em série e em métricas pré calculadas e de fácil quantificação. No entanto, a produção de peças únicas e individuais, requer uma abordagem completamente diferente, pois as métricas a ter em consideração são variáveis, e terão de se ajustar ao longo do processo. Um molde, enquanto ferramenta, tem por objetivo a obtenção de grandes séries de uma peça de plástico de geometria e complexidade únicas através do processo de moldação por injeção. Cada molde na sua essência resulta da montagem de diversas peças (cavidade, bucha e estrutura) e de acessórios diversos (extração, injeção e refrigeração). Estes componentes, apesar de alguma normalização, são componentes únicos desenvolvidos para dar resposta a um produto único.

A unicidade de cada chapa e componente resulta num número elevado de operações de fabrico assente em diversos tipos de tecnologias centradas na maquinação e na eletroerosão, e, por conseguinte, numa complexidade extrema na organização e no planeamento da produção de moldes. Acresce que estes componentes não são obtidos pela mesma sequência de operações, dificultando a possibilidade de uniformizar gamas de fabrico.

De realçar ainda que o planeamento e a gestão de operações no fabrico de moldes se tornam ainda mais complexos quando a aposta da organização se centra no desenvolvimento de moldes de cariz mais técnico.

A DRT RAPID identificou a necessidade de desenvolvimento de uma ferramenta de gestão e planeamento da produção específico para o setor dos moldes. Neste âmbito, a ferramenta de gestão e planeamento de fabrico de moldes deverá apoiar-se na sua essência na metodologia de gestão de projetos, devendo existir diversos módulos, apoiados em diferentes algoritmos, por forma a responder às limitações das soluções existentes. Tendo em conta todas estas especificidades associadas ao setor dos moldes, emergiu a oportunidade de a DRT RAPID explorar a experiência já acumulada no passado no que concerne ao desenvolvimento de software de apoio à gestão da produção de moldes.

 

O Projeto

No âmbito deste projeto, a DRT RAPID desenvolveu um novo conceito de software de gestão integrada para Lean Manufacturing. O corolário destas atividades foi a criação de um software com um conceito ajustado à produção de moldes, passível de ser configurado à medida da realidade de cada empresa, por forma a alavancar o seu potencial de comercialização. Esta aplicação informática realiza um follow-up de todo o ciclo produtivo do molde e efetua o ajuste da cotação e do tempo para acabamento do mesmo em função de alterações introduzidas em qualquer ponto desse mesmo ciclo. Este sistema tem por base algoritmos que analisam a geometria e a volumetria de cada peça, por mais complexas que estas sejam, permitindo ajustar os pipelines de produção de forma automática, bem como rastrear a localização de uma peça/molde na cadeia produtiva, a cada instante. Desta forma, reduzem-se substancialmente as iterações e os ciclos de resposta da cadeia produtiva, uma vez que o software é capaz de efetuar um registo e uma rastreabilidade do histórico de tempos e de produções, os quais poderão ser cruzados e integrados com informação do SAP para análise da componente financeira. A aplicação informática rentabiliza e torna assim mais eficiente o método de controlo de produção que as empresas deste setor têm implementado.

O conceito que a DRT RAPID pretende explorar em torno do software que desenvolveu (Lean Manufacturing) é um método sistemático que visa a eliminação do desperdício num sistema produtivo. Este método tem também em conta o desperdício gerado através da sobrecarga do sistema produtivo e/ou de irregularidades existentes no mesmo. Essencialmente, o Lean Manufacturing centra-se em evidenciar o que acrescenta valor, reduzindo tudo o resto que é despiciendo. Esta filosofia de gestão deriva maioritariamente do Sistema de Produção da Toyota, o qual contemplava a redução dos 7 principais focos de desperdício da Toyota por forma a incrementar valor ao seu método produtivo.

Este projeto robustece a empresa no setor em que já opera e demonstra know-how consolidado (ao nível do desenvolvimento de moldes), permitindo-lhe ainda granjear novos setores e novos clientes, através do fornecimento de soluções de software ajustáveis às necessidades específicas dos mesmos.

 

Em declarações ao COMPETE 2020, Sónia Calado, Diretora Financeira da DRT RAPID e responsável do projeto, destacou que "(s)em o incentivo do Compete 2020 não seria possível financeiramente encurtar o ciclo de desenvolvimento deste projecto. O apoio do Compete 2020 permite a empresa alavancar o departamento de I&D, conseguindo resultados e conclusões mais rápidas e abrangentes. Sem o apoio do Compete 2020 não seria possível a empresa despender tantas horas em I&D."

 

O Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Projetos Individuais), envolvendo um investimento elegível de 619 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 409 mil euros.

20/11/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa