Portugal está na Moda, mas veio para ficar

 

Começou a Moda Lisboa, para a semana o Portugal Fashion… mas os desfiles dos criadores nacionais em Paris e Londres cativaram o público, a MICAM foi conquistada pelas empresas de calçado nacional e as jóias portuguesas chegaram a Macau.

Hoje o produto nacional que associa diferenciação, alto valor acrescentado e marca conquista mercados e solidifica a imagem. 

Resultado de anos de trabalho e resiliência de quem acreditou que estratégias sólidas e conjuntas dão resultados reais para as empresas. Fruto de um longo e sustentável trabalho que as várias associações setoriais da fileira da moda têm vindo a desenvolver para afirmar a marca “Portugal” no panorama internacional da moda.

Por  detrás do glamour das peças envoltas no burburinho nas passagens de modelos e dos flashs das câmaras, estão milhares de empresas e trabalhadores.

Estão criadores e empresários. A moda é um produto compósito que arrasta uma multiplicidade de actividades e tem uma relevância crescente na economia nacional: as exportações da indústria têxtil e do vestuário aumentaram 4% em 2017, atingindo um total de 5.237 milhões de euros. Com este valor, o setor bateu o anterior recorde de vendas ao exterior (5.073 mil milhões), que tinha sido fixado em 2001; as exportações do calçado português, atingiram um novo máximo histórico no final do último ano (1965 milhões de euros) e foram conquistados novos mercados (o destino do calçado português passou de 120 para 152 mercados na última década); no sector da ourivesaria e joalharia, em 2017, o volume de exportações foi de 100 milhões de euros.

Fomos conversar com 4 players que dinamizam campanhas que projectam a imagem do que se faz de melhor em sectores que associamos ao mundo da Moda e quisemos saber se Portugal está na Moda. E das conversas trouxemos resultados!

 

“A joalharia portuguesa está a atravessar uma fase de renovação e projeção internacional”, Fátima Santos, AORP, Jewellery Responsible Land.

“A indústria do vestuário e moda portuguesa é incontornável no panorama do negócio internacional da moda. Somos um importante player e uma referência”, Manuel Lopes Teixeira, CENIT , Global.MODAPORTUGAL 

“o calçado português, à medida que passou a estar presente nos grandes eventos de moda a nível internacional, passou a ter uma ação mais interventiva e passou a ser um player com importância crescente. Uma importância que gostaríamos de ver reforçada no futuro “ , Luís Onofre, APICCAPS, Portuguese Shoes

"A moda nacional está a atravessar um bom momento, quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista comercial.", Adelino Costa Matos , ANJE, Portugal Fashion

 

 

 

 

 

11/10/2018 , Por Paula Ascenção