Entrevistamos Tiago Ramos, responsável do projeto H2-UI4PT

A Entrevista a Tiago Ramos, e.Mobility Manager na CaetanoBus e responsável do projeto H2-UI4PT

Como nasceu o projeto H2-UI4PT? Quais foram as principais motivações?

O projeto H2-UI4PT, ou "H2 Usage Improvement for Public Transport," surgiu para ser uma resposta direta à necessidade global de reduzir as emissões de CO2 no setor dos transportes, nomeadamente tendo em vista objetivos estabelecidos no acordo de Paris. A CaetanoBus para dar seguimento à sua estratégia de aposta em autocarros Zero-Emissões, e ao percecionar que o mercado estava a necessitar de veículos inovadores e “Amigos do Ambiente”, realizou o presente projeto com vista ao desenvolvimento do seu autocarro elétrico movido a hidrogénio, o H2.CityGold. Este modelo de autocarro é uma oportunidade de mercado que permite colocar Portugal na linha da frente da mobilidade elétrica devido à limitada oferta ainda existente deste tipo de produtos inovadores e com tecnologia de ponta.

O que considera ser o elemento diferenciador do projeto?

O projeto H2-UI4PT permitiu o desenvolvimento de um produto inovador, que exponencia os benefícios económicos e ambientais do hidrogénio rumo a uma sociedade descarbonizada, e que simboliza mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões. O H2.CityGold é um autocarro elétrico movido a hidrogénio que se destaca por ser “eco-friendly” e ter a capacidade de operar em condições climatéricas adversas (temos carros em operação na Austrália, Arábia Saudita, Dinamarca, entre muitos outros países na europa), possuir uma grande autonomia (+500 Km) e necessitar de menos de 10min para abastecer, garantindo que os requisitos operacionais das rotas urbanas não são comprometidos. Importa ressalvar, que todos estes pontos de destaque vêm responder à procura das redes urbanas por autocarros mais verdes, seguros e economicamente sustentáveis.

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

Os principais desafios enfrentados no desenvolvimento do projeto incluem:

  • Inovação e desconhecimento do produto: Desenvolver um produto inteiramente novo e desconhecido no mercado exigiu grandes investimentos financeiros e extensos trabalhos de investigação para ultrapassar as barreiras tecnológicas, assegurar a segurança do veículo e atingir os níveis de qualidade característicos dos mais 75 anos de história da CaetanoBus.
  • Falta de infraestruturas de abastecimento: A ausência de infraestruturas adequadas para o abastecimento de hidrogénio representou um desafio significativo para o projeto, na medida que tornou difícil a realização dos vários testes ao produto em todas as suas fases de desenvolvimento.
  • Adaptação a diferentes mercados: Face à vertente internacional da CaetanoBus e o facto de este ser um produto de alto valor acrescentado e procurado por vários operadores de autocarros um pouco por todo o Mundo, obrigou que fosse desenvolvido um produto capaz de operar em diferentes mercados, cada um deles com exigências próprias. Um exemplo ilustrativo dessas exigências está relacionado com as condições climatéricas em que o nosso autocarro H2.CityGold tem de operar, por um lado temos algumas unidades a operar na Arábia Saudita, com temperaturas altíssimas, enquanto outras unidades estão a operar na Alemanha ou na Dinamarca onde operam sobre temperaturas negativas.
  • A falta de mão de obra especializada na área. O facto de ser uma tenologia inovadora e recente faz com que os recursos humanos especializados sejam escassos e que as entidades formadoras ainda não estejam preparadas com formações/cursos neste área.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

Entre os resultados alcançados, destaca-se o notável crescimento da mobilidade elétrica e a hidrogénio na Europa nos últimos anos, e em particular, da CaetanoBus, que com este projeto, se distinguiu como um dos principais fabricantes de autocarros sustentáveis.

Várias cidades europeias estão a adotar autocarros elétricos movidos a hidrogénio, sendo que a CaetanoBus, ao ser uma das primeiras empresas a apresentar essa solução e ao trabalhar constantemente na melhoria do produto, tem vindo a alcançar excelentes resultados no mercado. De notar, que a CaetanoBus foi recentemente considerada a empresa líder do mercado europeu de autocarros a hidrogénio no primeiro semestre de 2023, face às suas vendas no início do ano para Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Além disso, é igualmente notável, o facto da CaetanoBus continuar a celebrar contratos com importantes operadores de transporte europeus, para a entrega deste seu modelo de autocarro Zero-Emissões. Tendo por exemplo, celebrado: o maior acordo-quadro de sempre na Europa para autocarros elétricos movidos a hidrogénio com a Deutsche Bahn na Alemanha; acordo-quadro para Estrasburgo em França; contratos de fornecimento para EMT Madrid em Espanha, Bolzano em Itália, Cascais em Portugal e mais recentemente para Leverkusen na Alemanha, o que se traduz em mais de 200 unidade já em operação e em plano de produção.

Assim, é possível demonstrar o impacto positivo que projeto H2-UI4PT teve na CaetanoBus e na competitividade e desenvolvimento do nosso país, na medida em que capacitou a empresa para se tornar uma das líderes do mercado de autocarros movidos a hidrogénio na Europa, que se encontra agora numa fase de forte crescimento.


O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela CaetanoBus em consórcio com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 2,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,2 milhões de euros.

Links

Brochura H2.City Gold

CAETANOBUS | Vencedores | Descarbonização

CaetanoBus | Website

FEUP | Website

 

 

08/11/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa