Inteligência artificial nos ensaios dos produtos eletrónicos do automóvel do futuro

Enquadramento

O automóvel moderno é um marco tecnológico singular e representa uma das mais avançadas Interfaces Homem-Máquina existentes. O poder computacional existente num automóvel de média gama é considerável e permite processar numerosos inputs para controlar todas as vertentes da condução, desde, por exemplo, a direção, potência, transmissão, consumos, etc. De forma complementar, já são particularmente comuns mecanismos eletrónicos que promovem a segurança de condutor e ocupantes, entre outros. É de salientar, ainda, uma grande variedade de equipamentos eletrónicos de conforto, infotainment, segurança e auxílio de condução que compõem o habitáculo.

Porém, o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos e componentes para a eletrónica automóvel apresenta consideráveis diferenças em relação à eletrónica de consumo, por exemplo, no que diz respeito às questões da segurança, durabilidade, fiabilidade dos componentes ao longo do tempo e para condições extremas. Assim, os próprios processos de produção têm necessariamente de incorporar esta exigente realidade e, por vezes, disruptiva, bem como seguir padrões de qualidade e segurança extremamente elevados para assegurar margens de erro perto de zero.

As principais ferramentas para garantir ciclos de produção eficientes e dentro das especificações assentam em sistemas de teste e controlo. Este foi o âmbito de I&D do projeto NewGen TS-FAE.

 

O Projeto

Em conversa com o COMPETE 2030, a Carla Pereira, R&D+I Manager na Controlar falou do projeto e da importância do apoio dos Fundos Europeus:

O projeto NewGen TS-FAE visa o desenvolvimento de novos sistemas de teste para a indústria automóvel, nomeadamente para produtos eletrónicos do futuro. O grau inovador do projeto traduz-se na aplicação de tecnologias de ponta para a concretização dos testes a serem aplicados na linha de produção, em particular, na utilização de modelos de inteligência artificial para melhorar a performance dos testes e no uso de realidade aumentada para facilitar algumas operações de manutenção. De forma transversal, pretende-se também o desenvolvimento de um ecossistema integrado Internet of Things (IoT) com bases de dados e sistemas de data mining para processar, traduzir e integrar alterações, em tempo real, e adaptar os sistemas de testes a diferentes condições de operação. A segurança e a proteção dos dados são também uma prioridade com o desenvolvimento experimental de métodos de blockchain aplicados à rastreabilidade de informação.

Trata-se, portanto de um projeto de cariz altamente inovador e que engloba diversas tecnologias muito distintas. Deste modo, está a ser importante o consórcio multidisciplinar e complementar, composto por 3 entidades. Para além da Controlar, que é especialista no desenvolvimento de sistemas de teste para componentes eletrónicos da indústria automóvel, temos a VISTEON, como end-user do projeto, e que é essencial para as fases de especificações e testes das soluções desenvolvidas, por forma a que estas estejam alinhadas com as necessidades do mercado atual e futuro. Além disso, temos a Fraunhofer, como entidade de I&D de renome nacional e internacional, que é  fundamental para a exploração de tecnologias de vanguarda que ainda são pouco conhecidas na indústria como a inteligência artificial e o blockchain.

Para além das tecnologias referidas concretizadas em sistemas de teste para os produtos eletrónicos do automóvel do futuro, a Controlar, líder do projeto, está a desenvolver competências e pretende utilizar o conhecimento adquirido no desenvolvimento de novos produtos e soluções tecnológicas para novos segmentos, p. ex., na aplicação de inteligência artificial, machine learning, realidade aumentada e blockchain em soluções de automação industrial. Com efeito, estas são áreas de conhecimento cuja aplicação na indústria é relativamente recente e que marcarão a sua evolução tecnológica nos próximos anos, pelo que o presente projeto é muito relevante para o reforço significativo do know-how interno da Controlar nestas áreas técnicas, as quais constituem uma clara aposta na estratégia de I&D da Empresa. Além disso, é expectável que com os resultados do projeto, a Controlar se posicione face à concorrência e reforce a sua competitividade quer nos mercados nacionais, quer nos internacionais, pela disponibilização de novas soluções aos clientes atuais e futuros, alinhadas com a evolução tecnológica que se prevê para a indústria automóvel e não só.

 O apoio do COMPETE 2020 ao presente projeto foi fulcral, dado o risco tecnológico e de mercado que este tipo de soluções traz no seu desenvolvimento. Além disso, este apoio veio ainda permitir o desenvolvimento de atividades de I&DT adicionais, tal como a criação de sinergias entre entidades por forma a estimular a partilha de conhecimento e de experiências entre as mesmas. Desta forma, este apoio permitiu alavancar a capacidade de I&DT da Controlar num mercado onde já opera, mas que está em constante evolução tecnológica e, portanto, posicionar-se face à concorrência que é maioritariamente internacional.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto NewGen TS-FAE é promovido pela Controlar em parceria com o Fraunhofer Portugal e a Visteon Portuguesa e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 2,8 milhões euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,8 milhões de euros.

Links

Controlar | Website

Fraunhofer Portugal | Website

Visteon | Website

02/10/2023 , Por Miguel Freitas
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