A criação de uma unidade produtiva para fabrico de substitutos ósseos inovadores

 

Queria aproveitar esta oportunidade para deixar uma palavra de agradecimento pelo apoio dado no desenvolvimento deste projecto. Numa altura em que ficou bem clara a falta de capacidade produtiva em toda a União Europeia, considero de extrema importância a aposta na industrialização da economia. 

Rodrigo Salgado, responsável do projeto AdvanCore by AS

 

Enquadramento

Os avanços da medicina moderna têm contribuído para o aumento da esperança média de vida, verificando-se um envelhecimento das populações mundiais, em especial na Europa, com tendência para a ocorrência de certas doenças reumáticas e músculo-esqueléticas, comprometendo a qualidade de vida nas idades mais avançadas. Atuando maioritariamente no setor da ortopedia, a Artur Salgado (A.S). tem procurado ser uma entidade inovadora que apresenta novas soluções ao mercado, como é o caso do produto AdvanCore, um substituto ósseo que promove a regeneração óssea, tendo obtido a marcação CE.

Conforme se pode ler no site da A.S. na internet o “AdvanCore é um cerâmico sintético de beta fosfato tricálcio desenvolvido para ser usado como dispositivo médico para auxiliar o processo de regeneração óssea em cirurgias ortopédicas, trauma e maxilofacial / oral.

AdvanCore é biocompatível e facilmente osteointegrado devido à sua micro e macro porosidade interconectada a qual facilita a sua vascularização. O produto possui uma porosidade total até 80%. Por ter uma composição química semelhante à da fase mineral do osso humano, o AdvanCore facilita a osteogénese sendo maioritariamente absorvido no espaço de um ano.

O produto tem 4 formatos de apresentação: Blocos, Cunhas, Grânulos em recipiente de vidro e Grânulos em seringa, podendo ser usado tal e qual ou misturado com sangue, PRPs ou aspirado de medula óssea do paciente”.

O Projeto

Fruto da análise de mercado, a A.S. reviu a sua estratégia, tendo identificado a necessidade de expandir as suas instalações produtivas para conseguir acompanhar a procura dos seus produtos. Assim, a empresa promoverá a sua evolução tecnológica, modernização e diversificação setorial, capitalizando as suas vantagens competitivas.

Deste modo, a A.S. delineou os seguintes objetivos:

- Criar uma unidade produtiva incluindo a instalação de uma Sala Limpa com dimensões adequadas às necessidades produtivas;

- Atingir elevados níveis de produção de substitutos ósseos, nomeadamente o AdvanCore;

- Expandir a venda de substitutos ósseos para mercados europeus;

- Afirmar-se no mercado como um dos principais fornecedores de substitutos ósseos;

- Introduzir novas metodologias de gestão nos âmbitos da produção e qualidade, possibilitando a desmaterialização dos processos e a transição digital;

- Reforçar a equipa técnica da empresa pela contratação de colaboradores qualificados;

- Fomentar o emprego qualificado fora dos grandes centros urbanos;

- Obter a diferenciação dos seus produtos introduzindo caraterísticas inovadoras nos próprios produtos e respetiva apresentação.

Assim a A.S. pretende, com este projeto, criar uma unidade produtiva em Vila Verde, onde serão produzidos substitutos ósseos que promovem a regeneração óssea, possibilitando uma nova abordagem da empresa aos mercados.

A sua aplicação foca-se nas áreas de ortopedia, traumatologia e odontologia, sendo que os produtos fabricados são adequados para aplicação em humanos e em animais.

Serão incorporadas tecnologias da Indústria 4.0, onde a digitalização permitirá adotar procedimentos avançados de gestão do processo produtivo e do sistema da qualidade, permitindo a comunicação entre o ERP (Enterprise resource planning) e os meios produtivos da sala limpa, de forma a minimizar os riscos de contaminações de produto, pelos movimentos de entradas e saídas de pessoas na sala limpa.

Com este projeto a A.S. pretende reduzir a sua pegada de carbono e minimizar os seus impactos ambientais, ao adquirir um sistema fotovoltaico e um sistema de reaproveitamento de água.

Este projeto conduzirá à criação de 4 postos de trabalho, face ao ano pré-projeto, dos quais 3 qualificados.

O projeto representa uma mudança disruptiva na capacidade produtiva da ARTUR SALGADO face à situação atual, tendo em conta que as dimensões reduzidas da sala limpa existente, utilizada apenas para atividades de I&D, impossibilitam a produção em escala. Com a criação da nova unidade produtiva e instalação da nova sala limpa, contemplada no presente projeto, prevê-se um aumento muito significativo da capacidade produtiva na fase pós projeto, bem como o desenvolvimento de novos produtos.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto “AdvanCore by AS - Innovation to the bone” é promovido pela empresa Artur Salgado S.A.e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial (Produtiva, Baixa Densidade), envolvendo um investimento elegível de 616 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 277 mil euros.

07/09/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia