A criação da divisão de "Beauty & Well Being" com base em fibras funcionais de última geração

A Empresa

A Felpinter é uma empresa têxtil sediada no norte de Portugal com mais de 30 anos de experiência na conceção e fabrico de produtos têxteis para o lar.

As instalações ocupam uma área de cerca de 130.000 m2 que inclui uma equipa de trabalho de quase 800 empregados e uma capacidade de produção que atinge, em média, 500 toneladas por mês.

A empresa está empenhada em manter o seu estatuto de pioneira na produção de valor acrescentado de têxteis para o lar de qualidade superior, investindo na mais recente tecnologia e formando a sua equipa para um melhor desempenho e inovação no serviço ao cliente.

A Felpinter dedica-se, exclusivamente, à produção e comercialização de artigos têxteis-lar, nomeadamente de felpos e atoalhados para praia, banho e cozinha. Integra a totalidade das fases de produção: fiação-tecelagem-tinturaria-confeção e acabamentos, tendo presença regular em cerca de 18 países, sendo o seu volume de negócios quase que exclusivamente direcionado para o exterior.

Destaca-se pela qualidade das matérias-primas utilizadas, associadas a um desenho distintivo e a uma imagem de marca alicerçada no segmento médio-alto em mercados de alto rendimento disponível. A empresa tem apostado numa estratégia de sofisticação do produto privilegiando relações de longo prazo com clientes âncora.

O Projeto

O projeto terá como resultado a criação de uma nova e inovadora divisão de produção, denominada de “Beauty & Well Being”, tendo por base o desenvolvimento de têxteis-lar de elevado teor técnico com base em fibras funcionais com as mais diversas aplicações, sobretudo, em termos de banho, cama e hotelaria.

A Felpinter possui um departamento de I&D, responsável pelo desenvolvimento do produto, um laboratório e a área produtiva, onde inclui a produção de amostras. Com a implementação do projeto, a Felpinter passará a dispor de condições em termos de infraestrutura tecnológica e layout para criar a divisão de “Beauty & Well Being”.

A implementação do projeto terá como resultado a adoção de tecnologias core da I4.0, nomeadamente a automatização dos processos (fiação, tecelagem e tinturaria), passando para técnicas robotizadas e com recurso à inteligência artificial e sensores avançados. Além disso, para assegurar estas alterações e levar a cabo a estratégia definida, a empresa terá necessidade de ajustar os recursos humanos à nova estrutura e aos novos processos, prevendo a integração de novos quadros qualificados, aumentando a massa critica à disposição da empresa.

A Felpinter otimizará a área industrial utilizada, alterando o layout em função da nova divisão de “Beauty & Well Being”, no sentido de incrementar a sua capacidade e qualidade de resposta. Atualmente, o espaço físico e os equipamentos configuram uma limitação à diferenciação da empresa. Como tal, o presente projeto colmatará a necessidade premente de inovar e ampliar a capacidade de resposta da empresa.

O projeto terá um impacto significativo ao nível das áreas críticas da empresa, permitindo que esta leve a cabo os seus objetivos de uma forma mais eficiente e estruturada. A Felpinter percebe que o seu sucesso passa pela aposta na diferenciação, modernização e inovação, querendo ser reconhecida como uma empresa que prima pela qualidade. A inovação é o melhor instrumento para se assegurar uma presença mais sustentada e competitiva nos mercados internacionais, daí a opção pela criação de uma unidade especializada na produção de têxteis-lar no segmento das fibras funcionais, nomeadamente a divisão de “Beauty & Well Being”.

O projeto representa um marco na evolução da Felpinter, que se encontra numa fase de expansão do seu negócio. O incremento da capacidade produtiva é um objetivo a curto prazo, pelo que o projeto terá um impacto fundamental na estratégia delineada e, consequentemente, na competitividade da empresa.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela empresa FELPINTER – Indústrias Têxteis S.A. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial (Produtiva), envolvendo um investimento elegível de 9,1 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

07/09/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia