GluVac-COVID19: desenvolvimento de um adjuvante para vacinas SARsCov2

 

     Miguel Barbosa - Responsável pelo "GluVac"

"Os adjuvantes para vacinas desempenham um papel fundamental na resposta imunitária provocada por um grande número de vacinas, incluído algumas vacinas contra o SARsCov2 que se encontram em desenvolvimento. A Amyris está a desenvolver uma nova forma sustentável de fornecer um adjuvante já utilizado pela indústria, e no desenvolvimento de novos e mais eficazes adjuvantes. O projeto Gluvacc tem o propósito de desenvolver e lançar no mercado estes adjuvantes alavancando as competências da Amyris e do seu parceiro em Portugal: a Escola Superior da Biotecnologia de Universidade Católica Portuguesa."

Enquadramento

Os prazos indicados como mínimos para desenvolver uma vacina para a Covid-19 têm deixado no ar a questão se não seria possível criar soluções que levassem as vacinas a desempenhar um papel mais imediato no caso de uma pandemia. Experiências passadas enfatizam a necessidade de desenvolver novas ferramentas, facilmente adaptáveis a novos agentes patogénicos, que permitam acelerar o desenvolvimento e fabrico de novas vacinas. O uso de adjuvantes permite estimular a resposta imunológica ao antigénio e melhorar a eficácia de várias vacinas. No entanto, o número de adjuvantes disponíveis é reduzido, e estes comportam, entre outros, problemas de provisão, de sustentabilidade ou de resposta limitada. Desta forma, não só novos e melhorados adjuvantes podem aumentar a segurança e eficácia de vacinas, como a disponibilidade de adjuvantes sustentáveis, de produção escalável e com mecanismos de ação bem elucidados, poderá acelerar o desenvolvimento de vacinas.

O Projeto

O projeto GluVac tem como objetivo principal desenvolver um novo adjuvante para vacinas profiláticas, de rápida produção e com custos limitados, capaz de se adaptar a novos agentes patogénicos e estimular a resposta imunitária de diferentes antigénios, permitindo assim acelerar o desenvolvimento e fabrico de novas vacinas. Isto será conseguido através do uso de β-glucanas (BG) com propriedades imunomodulatórias singulares extraídas de uma S. cerevisiae produtora de rebaudiosídeo M, e pela validação da sua capacidade em estimular a resposta imunitária a antigénios da SARS-CoV-2.

O projeto GluVac reúne um consórcio e parceiros com experiência reconhecida para atingir os objetivos do projeto: uma equipa da Universidade Católica Portuguesa com extenso conhecimento científico em áreas chave do projeto – química analítica, bioquímica clínica e biotecnologia, apoiada pela Amyris – empresa Americana líder em engenharia de leveduras e produtos direcionados para a saúde, e o parceiro Infectious Disease Research Institute – uma organização global de saúde focada na descoberta e formulação de adjuvantes de vacinas. O projecto contará ainda com a experiência em experimentação animal do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O plano delineado para o GluVac permitirá o desenvolvimento de um adjuvante de vacinas eficaz, que ao contrário dos poucos adjuvantes atualmente aprovados, será obtido a partir de uma fonte sustentável por um processo facilmente escalável e com custos reduzidos, contribuindo para acelerar futuros processos de desenvolvimento de novas vacinas, com foco na vacina para a Covid-19. A novidade do projeto resulta da utilização de BG específicas para desenvolver formulações com capacidade de potenciar a resposta imunitária de antigénios da SARS-CoV-2.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto GluVac-COVID19 é promovido pela Amyris Bio Products Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 282 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 251 mil euros.

11/01/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa