Hospital Digital - MyHDS | A Transformação Digital

O Hospital Distrital de Santarém é um hospital distrital, público, diferenciado, de acesso universal, que assegura a prestação de cuidados de saúde a uma população residente de cerca de 184,6 mil habitantes. Recentemente promoveu o projeto Hospital Digital – MyHDS, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que resultou numa grande melhoria da interação do Hospital com os utentes, “considerando a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento, com recurso a quiosques digitais e a implementação da App myHDS.”

 

O Testemunho de Marta Bacelar, Administradora Hospitalar, Responsável do Gabinete de Gestão de Projetos:

Marta Bacelar | Responsável do projeto Hospital Digital – MyHDS

 

 

"O Projeto “Hospital Digital - MyHDS” resulta de uma candidatura ao Sistema de Apoio à Transformação Digital na Administração Pública (SAMA2020/COMPETE2020), no valor de 995.577,82€ e contribui para a modernização Administrativa, para a dinamização da prestação de serviços públicos e para o “SNS sem papel”.

 

Apresentação da App

É inegável a mudança que se verificou na interação do Hospital Distrital de Santarém (HDS) com os utentes, considerando a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento, com recurso a quiosques digitais e a implementação da App myHDS.

App - Cartaz 1

Este Projeto veio contribuir para a modernização administrativa e tecnológica do Hospital, potenciando a vertente humanista e de proximidade com os utentes.

De facto, com a App myHDS, os nossos utentes ganharam mais autonomia, conforto, celeridade de acesso na interação com o HDS. De forma rápida e intuitiva e à distância de alguns cliques, os utentes podem receber notificações dos próximos agendamentos das consultas, cirurgias, tratamentos, exames e análises, bem como consultar as respetivas preparações e resultados e aceder às declarações de presença. Podem ainda fazer o check-in através da senha virtual (desde que estejam no perímetro do HDS), sem se deslocar ao secretariado clínico ou quiosques, recebendo notificações quando a senha é chamada. A App myHDS permite ainda consultar o histórico dos atos e das taxas moderadoras em dúvida, bem como obter informações úteis e notícias relevantes do HDS.

 

Quiosque Digital

 

Por outro lado, a implementação do Business Intelligence do Hospital (BI) contribuiu de forma indubitável para a melhoria do seu desempenho. Como diz Peter Drucker, “não é possível gerir o que não é possível medir”. A implementação do BI permitiu a redução do tempo para obtenção da informação, promovendo a tomada de decisão em tempo real. Trata-se de um instrumento de trabalho essencial de apoio à gestão, garantindo rapidez, fiabilidade e transparência do acesso aos dados.

 

Business Intelligence

Também a Virtualização dos Postos de Trabalho faz parte do processo de transformação digital que o HDS definiu como prioritário para os próximos anos, pois permite uma atuação mais consistente na gestão centralizada dos dados guardados, otimizando os processos e reduzindo os riscos de perda de dados.

Virtualização dos postos de trabalho

 

O contributo do COMPETE2020 para a implementação deste Projeto e a prossecução dos seus objetivos foi preponderante e sem o qual não teria sido possível este salto qualitativo ao nível da transformação digital do nosso Hospital e da modernização da forma como comunicamos e contactamos com os nossos utentes.

 

Com o apoio do COMPETE2020 foi possível disponibilizar um conjunto de serviços digitais de forma desmaterializada com o objetivo de reduzir barreiras e desigualdades no acesso à informação em saúde, tendo em vista uma maior qualidade de vida e bem-estar da população da área de influência do HDS."

 

App Cartaz 2

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa (SAMA), envolvendo um investimento elegível de 948 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 806 mil euros.

02/08/2023 , Por Miguel Freitas
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