IVDP+: Compromisso para a Excelência

O projeto IVDP+ assenta no posicionamento estratégico que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) detém como impulsionador da modernização dos mecanismos de negócio, contribuindo para a notoriedade e visibilidade da Região Demarcada do Douro (RDD) e dos seus atores. Amplifica um ciclo de transformação tecnológica, emergente no IVDP, IP, adotando a transformação digital no exercício das suas competências, designadamente na interação com a Região/Território, oferecendo várias funcionalidades digitais aos viticultores e agentes económicos para suportar o exercício da atividade económica e da tomada de decisão.

Para Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP, “trata-se de um esforço conjunto que, por via de técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência de dados, fornece uma radiografia detalhada da uva ao vinho, do vinho à garrafa e da garrafa ao copo, com um impacto real na tomada de decisão de todos os agentes económicos intervenientes. Daí o caráter inovador, em várias dimensões, do IVDP+, ao criar as condições para uma verdadeira mudança de paradigma, em que a produção de informação e a sua disponibilização potenciam a transformação dos processos de tomada de decisão, em sede de operação e planeamento.”

O projeto foi concebido por uma equipa interna, com o propósito de criar soluções inovadoras e eficientes para melhorar o serviço prestado aos seus parceiros e clientes. Modernizar e otimizar os seus processos de gestão, através da aplicação de inteligência artificial e de critérios de sustentabilidade foi a base de orientação para a submissão da candidatura e, posteriormente, o desenvolvimento/implementação do projeto.

O apoio que o COMPETE concedeu para a concretização dos objetivos que o IVDP, IP, se propunha na Candidatura IVDP+, foi decisivo para a realização da operação. Ao promover a competitividade e a internacionalização da economia portuguesa, através do apoio à inovação, ao empreendedorismo e à capacitação dos recursos humanos, o COMPETE viabiliza a concretização de projetos que seriam inexequíveis de realizar sem esse contributo.

Portal digital

Plataforma digital do conhecimento.

A plataforma digital do conhecimento pretende proporcionar um acesso fácil, rápido e transparente aos dados mais recentes e tendências de evolução, ajudando a compreender a complexidade dos desafios que se colocam ao setor vitivinícola, de forma transversal, a decisores, organizações e cidadãos. Permite, também, ao mesmo tempo, uma aproximação de todos os intervenientes da cadeia de valor.

O Portal Digital + disponibiliza toda a informação produzida pelas atividades do Projeto IVDP+.

Sensor IoT

Sensores Internet of Things (IoT)

Os sensores Internet of Things (IoT), georreferenciados e distribuídos estrategicamente pela Região Demarcada do Douro (RDD), permitem a operacionalização de um serviço de dados geográficos, incorporando e disponibilizando informação periódica de temperatura e humidade atmosféricas, obtidas em tempo real.

A informação obtida com este serviço, tem a possibilidade de ser observada no mapa, tal que, de entre outras utilizações, será referência diária para a regulação das atividades de rega e disponibilização de dados meteorológicos para apoio a tratamentos realizados no âmbito da viticultura dentro do perímetro da RDD.

Este serviço será integrado no Portal do Viticultor possibilitando a sua consulta sobre as parcelas do viticultor e/ou explorador.

Manual de Sustentabilidade

Manual de Boas Práticas; Cálculo da Pegada de Carbono para a Vinha, Adega, Engarrafamento e Distribuição.

Manual dos Recursos hídricos.

Muitas das práticas de vitivinicultura ancestrais na RDD são sustentáveis, e têm de ser devidamente integradas nas recomendações internacionais para Práticas Sustentáveis para a região, juntamente com outras práticas de melhoria tecnológica que possam aumentar a produção sustentável da empresa. Realça-se ainda que a vitivinicultura da RDD para produção de vinhos do Douro e do Porto oferece uma gama de benefícios que vão muito além da produção de vinho (ex., enoturismo, fixação de famílias no interior). A classificação de regiões como “Património” obedece a critérios restritos da UNESCO, e a degradação da paisagem (ex. agroecossistemas), ou da herança social e cultural pode levar à retirada desse estatuto, com impactos no turismo, fontes de financiamento, etc. A RDD está fortemente ameaçada pelas alterações climáticas. As condições meteorológicas, no curto prazo, e o clima, a médio e longo prazo, são componentes centrais do terroir de um dado local, dado que influenciam grandemente o crescimento e o desenvolvimento fisiológico da videira, a sua fenologia, a produtividade, os atributos de qualidade das uvas e mosto, bem como a tipicidade do vinho.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto IVDP+ foi promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. e contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do SATDAP - Sistema de Apoio para a Transformação Digital da Administração Pública, envolvendo um investimento elegível de 1,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FSE de cerca de 1,3 milhões de euros.

Links

IVDP | Website

23/10/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa