LEI - Inovação Sustentável na Indústria Automóvel

A indústria automóvel está em constante evolução, impulsionada pela necessidade de soluções mais eficientes e sustentáveis. O projeto Lucemplast Electronic Injection (LEI), cofinanciado pelo COMPETE 2020, surge como uma resposta ambiciosa a esses desafios, visando não apenas o melhoramento da produção, mas também a redefinição de processos e produtos.

Com este projeto, a LUCEMPLAST pretende desenvolver consolas ou outros componentes para o interior do automóvel com injeção de circuitos eletrónicos flexíveis diretamente no plástico, permitindo assim obter, por exemplo, consolas totalmente lisas, sem botões, mais funcionais, com maior durabilidade e de mais fácil operação por parte do utilizador durante a condução.

O principal objetivo do LEI é investir em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para cadeias de valor mais amplas e geradoras de maior valor acrescentado. O projeto abraça diversas metas ambiciosas, como o aumento da capacidade produtiva e flexibilidade, possibilitando maior precisão e repetibilidade. Isso é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras na indústria automóvel, utilizando a microinjeção de sistemas eletrónicos diretamente nos polímeros o que eliminará a necessidade de componentes mecânicos tradicionais, como molas para acionamento de botões, resultando em soluções mais eficientes, ergonômicas e funcionais. Além disso, o projeto incorpora o reaproveitamento de resíduos da produção de polímeros, promovendo a sustentabilidade ambiental.

A introdução de 20 a 30% de matéria-prima reciclada internamente visa aumentar a diferenciação e competitividade, alinhando-se às crescentes preocupações com a sustentabilidade.

A aposta na robótica, com a completa automatização do processo produtivo, promete reduzir erros, diminuir o tempo de lançamento no mercado e promover a eficiência energética. Estratégias proativas de marketing visam posicionar a Lucemplast nos segmentos de maior valor acrescentado em mercados-chave, como Países Baixos, França, Finlândia, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA.

O projeto não se limita apenas à produção, mas também redefine a organização. A implementação do modelo organizacional baseado na Indústria 4.0 visa gerir de forma integrada todos os processos da Lucemplast. Medidas adicionais são tomadas para promover a eficiência energética, reduzir a fatura energética e otimizar os recursos.

A promoção do emprego altamente qualificado, especialmente na área de I&D, reforça o compromisso da Lucemplast com a inovação e o desenvolvimento tecnológico e fortalece a competitividade da empresa.

Impactos e Avanços Tecnológicos

O projeto LEI visa superar as restrições do parque de máquinas atual da empresa, investindo em novas tecnologias. A incorporação de Realidade Aumentada baseada em Inteligência Artificial, automação do controle de qualidade, transporte inteligente e rastreabilidade, bem como máquinas de injeção avançadas, promete uma produção mais eficiente e com maior qualidade.

A digitalização de processos, por meio do software de gestão IN-TOUCH, interliga todas as atividades produtivas da empresa, permitindo a monitorização remota e produção de relatórios detalhados. Isso não apenas reduz os erros associados às encomendas, mas também melhora significativamente o lead-time.

A internacionalização é uma peça-chave no projeto LEI, com estratégias de marketing outbound e inbound direcionadas por especialistas em internacionalização. A participação em feiras internacionais e prospeções de mercado, aliadas à contratação de técnicos qualificados, visa impulsionar a entrada em novos mercados de alto valor acrescentado. Prevê-se um aumento significativo nas exportações, consolidando a Lucemplast como uma referência nacional.

Em resumo, o projeto LEI não é apenas uma iniciativa de desenvolvimento tecnológico, mas uma visão abrangente para o futuro da indústria. Ao aliar inovação, sustentabilidade e internacionalização, a Lucemplast está a posicionar-se como um líder no setor.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto Lucemplast Electronic Injection foi promovido pela Lucemplast, Lda. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 4 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

Links

Lucemplast | Website

10/01/2024 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia