Medicamento@ULSM - Capacitar profissionais, processos e sistemas da ULSM

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E. (ULSM) unidade do SNS, criada em 1999 foi a primeira de um modelo de cuidados assistenciais integrados de cuidados primários, hospitalares e continuados, constituída pelo Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos (ACES Matosinhos), Hospital Pedro Hispano (HPH) e os Cuidados Continuados de Saúde.

A ULSM é responsável pela prestação de cuidados à população residente no concelho de Matosinhos, com cerca de 173 mil habitantes e, em simultâneo, o HPH, dotado com 400 camas é, igualmente, hospital de referência direta, para os utentes provenientes dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Assim, no total são perto de 318 mil os utentes a quem a ULSM presta cuidados de saúde (resultados dos Censos 2021).

Certificada com a ISO 9001:2015 e NP 4552:2016, a ULSM implementou e mantém uma Política da Qualidade e da Conciliação adequada ao seu propósito e contexto, suportada no seu Plano Estratégico, na sua Missão, Visão, e Valores, assumindo o compromisso com a melhoria contínua e inovação dos processos organizacionais e da eficácia dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Governação Clínica e da Conciliação.

A ULSM conta com perto de 2.700 profissionais, dispersos pela sua estrutura organizacional (Organograma - Unidade Local de Saúde de Matosinhos (min-saude.pt)).


O Testemunho de Susana Cardoso, Gestora do Departamento de Saúde Mental e Gestora da Área de Recursos Partilhados da Unidade Local de Saúde de Matosinhos:

Da esquerda para a direita - Susana Cardoso (Gestora), Cristina Paiva (Diretora dos SF), Daniela Filipa Pinto e Jéssica Silveira (TSDT), Ana Durães (Farmacêutica) e Lídia Pimentel (Técnica Coordenadora)

Precursora de uma cultura de melhoria contínua, a reengenharia e simplificação de processos, a adoção de novas tecnologias, a integração de serviços e a desmaterialização de processos, constituem atitudes persistentes na ULSM e que têm vindo a contribuir para a modernização e simplificação dos nossos serviços, assistenciais e não assistenciais e, naturalmente, para a contínua satisfação dos nossos Utentes.

Nesse sentido, na ULSM, exploramos sempre as oportunidades que nos permitem concretizar projetos disruptivos, mas sustentáveis, fator particularmente importante em instituições com recursos limitados como as do SNS, não sendo a ULSM exceção.

Assim, surgiu a candidatura Medicamento@ULSM, submetida em 2018 (tendo sido prorrogada por força do contexto pandémico vivido pelo COVID-19). Idealizada pelos Serviços Farmacêuticos (SF), cuja equipa é atualmente constituída por 18 Farmacêuticos, 17 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, 2 Assistentes Técnicas, 8 Assistentes Operacionais e uma Gestora, e que assumiram a gestão deste importante projeto, em estreita e comprometida articulação com os diferentes stakeholders da ULSM, só assim garantindo o sucesso da sua execução e consequente implementação das atividades idealizadas.

O objetivo geral do projeto Medicamento@ULSM visa capacitar os profissionais, os processos e os sistemas da ULSM com novo conhecimento, ferramentas digitais e equipamentos que permitam à organização implementar novos processos no circuito do medicamento indo, igualmente, ao encontro do preconizado no Plano Nacional da Segurança do Doente.

O Circuito do Medicamento é constituído por um conjunto alargado de atores, que vão desde o Médico que prescreve, o Farmacêutico que valida e reconcilia as prescrições, o TSDT que dispensa o medicamento, o Enfermeiro que o administra ao doente e toda a equipa de Assistentes Operacionais e Técnicos que realizam o processo de individualização e reembalamento. Os meios utilizados por estes atores viabilizam uma articulação dinâmica e permanente e segura, minimizando o tempo que medeia entre a prescrição e a administração do fármaco ao doente.

Assim, o projeto materializa-se por via da execução de 4 atividades fundamentais para garantir o fecho do circuito de desmaterialização, controlo e segurança do medicamento:

Atividade 1 - Sistema automático de reembalamento de medicamentos

Visando uma maior segurança e racionalização do trabalho no circuito do medicamento e a implementação de um sistema de dose unitária realmente orientado para o doente, compreendendo a automatização do processo de reembalamento de medicamentos, a eliminação de tarefas manuais executadas diariamente e a impressão de códigos de barra 2D com identificação do medicamento, prazos de validade e lote em cada bolsa permitindo posteriormente a leitura ótica no registo de administração.

Sistema de Reembalamento

Atividade 2 - Sistema de dispensa automática de medicamentos

Compreende a implementação de um sistema de dispensa automatizada de fármacos no Hospital Pedro Hispano, que otimiza os processos e permite a rastreabilidade do medicamento desde a farmácia hospitalar até às alas de internamento e respetivos doentes internados.

Pretende-se com esta solução controlar em tempo real a dispensa de medicamentos em algumas áreas hospitalares, assegurando uma total integração com a farmácia através do sistema hospitalar da ULSM. Deste modo reduz-se o tempo despendido com documentação, eliminando o papel e maximizando a gestão de custos, garantindo um controlo dos consumos e precisão de stocks.

Sistema de Dispensa Automática de Medicamentos

Atividade 3 - Mobilidade Administração medicamento

É uma solução de mobilidade de registos clínicos, para utilização pelos enfermeiros da ULSM, compreendendo o registo eletrónico de validação e administração de medicamentos junto do doente, introduzindo assim maior segurança no circuito do medicamento através do cumprimento das regras dos "5 C’s" (medicamento Correto para o doente Correto à hora Correta na dosagem Correta e pela via Correta), eliminando registos manuais de administração de medicamentos.

 

 

Atividade 4 - Capacitação dos profissionais na adoção das melhores práticas de segurança / operacionais no circuito integrado do medicamento

A transformação dos processos operada pela execução e implementação do projeto Medicamento@ULSM não se esgota apenas na implementação da tecnologia, mas sim na adoção das melhores práticas por parte dos profissionais, de todas as categorias, envolvidos em toda a cadeia do processo.

E esta gestão da mudança ocorreu de forma muito natural. Para além das formações e ações de comunicação interna realizadas, reuniões para levantamento de processos, definições de âmbito, articulação com fornecedores e parceiros, cada um dos profissionais envolvidos colocou o seu know-how ao serviço da instituição, e deste projeto em particular, perseguindo no final, a satisfação do doente e o fecho do circuito do medicamento, indo ao encontro da metas definidas pela Organização Mundial da Saúde nesta matéria e do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes.

Neste ponto, aproveitamos para dirigir um agradecimento muito especial a todos os serviços e colegas envolvidos, de forma muito comprometida, na execução deste projeto e na concretização desta mudança: Equipas de Enfermagem, Serviço de Gestão de Risco, Serviço de Logística, Departamento de Tecnologias de Informação, Conselhos de Gestão dos Departamentos Clínicos, Serviço de Planeamento, Contratualização e Controlo de Gestão, Serviço de Compras, Serviço de Instalações e Equipamentos, Serviços Financeiros e outros. O nosso muito obrigada, também aos nossos fornecedores e parceiros.

Equipa dos Serviços Farmacêuticos

O Apoio do COMPETE 2020

Para a execução do projeto, foi indispensável o financiamento promovido pelo COMPETE 2020!

Projetos como o Medicamento@ULSM, permitem à ULSM ser uma entidade de referência no setor da Saúde de forma consistente ao longo dos anos, adotando constantemente novas soluções que permitem o desenvolvimento da sua atividade de uma forma mais sustentável, através da adoção de novas metodologias e tecnologias ao serviço das suas equipas e Utentes.

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP), envolvendo um investimento elegível de 875 496,33 € e um incentivo no âmbito do FSE de 744 171,88 €.

Links

Website | ULSM

06/12/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa