Observatório Automóvel - o reforço da competitividade das PME do cluster da indústria automóvel nacional

O Testemunho de Miguel Araújo, Diretor Geral da MOBINOV e responsável do projeto Observatório Automóvel:

O Observatório Automóvel, em parceria com a AFIA e ACAP, foi um projeto marcante para a MOBINOV. Com o apoio do COMPETE 2020, conseguimos criar uma plataforma com informações importantes sobre a indústria automóvel em Portugal e no mundo. Realizamos um grande evento que se tornou uma referência de qualidade, proporcionando discussões e oportunidades de conexão entre as diferentes empresas do setor.

Estas ações não só aumentaram o conhecimento sobre a indústria, mas também contribuíram para fortalecer o setor automóvel, ajudando as empresas a serem mais competitivas. O COMPETE 2020 não foi apenas a entidade financiadora, mas um parceiro importante que impulsionou o nosso projeto, tornando-o ainda mais impactante.

Contexto

Em Portugal, o cluster automóvel representa um setor estratégico, sendo a produção de componentes automóveis o segmento mais significativo desta indústria, com quase a totalidade da produção destinada à exportação. No entanto, na perspetiva da MOBINOV, o desempenho do cluster automóvel e o seu impacto na economia nacional ainda possuem um elevado potencial de crescimento. Os principais intervenientes estão interessados em desenvolver uma estratégia e ações alinhadas que contribuam para aumentar a competitividade do cluster a nível global.

O êxito internacional de componentes fabricados em solo nacional evidencia o investimento estrangeiro no setor, bem como o desenvolvimento crescente de competências técnicas, a incorporação de investigação e desenvolvimento (I&D) e uma colaboração cada vez mais estreita entre empresas, universidades e centros de engenharia. Além disso, verifica-se a certificação em todas as áreas produtivas.

Apesar de Portugal apresentar uma evolução positiva nos pilares do ecossistema da inovação e capital humano, a progressão é mais lenta do que desejável para que a sua competitividade, especialmente na indústria, alcance os níveis desejados. Para além da localização estratégica entre a América e a Europa, da estabilidade económico-financeira relativa e dos atrativos custos de mão-de-obra na Europa, Portugal possui outros ativos altamente competitivos para oferecer ao setor automóvel a nível mundial. Estes incluem a capacidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), a elevada qualidade do ensino em áreas críticas como engenharias e tecnologias de informação e comunicação, e o reconhecimento internacional dos gestores portugueses.

O Projeto

Neste contexto, o projeto Observatório Automóvel teve como principal objetivo contribuir para o reforço da competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) do cluster da indústria automóvel nacional. Isso foi alcançado através da criação e dinamização de uma base de informação estratégica que pudesse apoiar a transformação empresarial, promover a diplomacia económica e atrair Investimento Direto Estrangeiro (IDE) específico.

O Observatório Automóvel impulsionou a crescente internacionalização do setor, visando o aumento das vendas e exportações, bem como o reconhecimento a nível nacional e internacional. Os objetivos específicos do projeto incluíram:

- Configurar uma resposta coletiva a um desafio comum devidamente identificado.

- Promover o aumento da incorporação nacional na cadeia de valor da indústria automóvel, abordando falhas detetadas no tecido empresarial português, nomeadamente nas PME.

- Desenvolver medidas de sensibilização para os fatores críticos de competitividade, especialmente nas áreas da informação e conhecimento, inovação, inovação produtiva e tecnológica, e economia digital.

- Fomentar práticas de cooperação e competição entre PME, no âmbito da abordagem das PME no mercado global.

- Promover iniciativas que permitam e potenciem a obtenção de informação económica sobre o setor, posicionamento do produto/serviço, mercados e financiamento em áreas estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo.

Assegurar que os resultados e outputs do projeto seriam amplamente publicitados e devidamente completados por ações de demonstração e disseminação foi uma prioridade. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, as atividades de disseminação não seguiram conforme o previsto, concentrando-se no Global Mobility Summit 2022. Assim, um dos momentos altos do "Global Mobility 2022", que decorreu de 5 a 6 de setembro de 2022 e visou traçar uma visão do que poderá ser o futuro da mobilidade automóvel, foi a apresentação do Observatório Automóvel.

Apesar de a pandemia ter afetado a execução do projeto, os seus impactos foram muito positivos para as empresas da indústria automóvel, fornecendo ferramentas e ações com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas do setor.

O Apoio do COMPETE

O projeto foi promovido pela MOBINOV - Associação do Cluster Automóvel e parceria com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal e a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel e contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 382 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 325 mil euros.

Links

MOBINOV | Website

ACAP | Website

AFIA | Website

 

 

 

 

11/01/2024 , Por Miguel Freitas
COMPETE 2020
Europa
COMPETE 2030
Portugal 2030