Portuguese Fashion News: Instrumento de divulgação internacional do melhor que se faz na Fileira da Moda nacional.

A Associação Seletiva Moda promove o projeto Portuguese Fashion News como instrumento de divulgação internacional do melhor que se faz na Fileira da Moda nacional.

O Portuguese Fashion News tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos e se define por um conjunto de atividades demonstradoras e qualificadoras, assentes em três eixos fundamentais: i) Aumento das exportações; ii) Afirmação da marca Portugal e iii) Promoção da inovação junto das indústrias do Setor, via utilização de novos materiais e tecnologias incorporadas nos próprios produtos, utilização de novas tecnologias de produção e/ou através da criatividade e do design.


Em entrevista ao COMPETE 2030, Manuel Serrão,  diretor-geral da Associação Selectiva Moda  e responsável pelo projeto Portuguese Fashion News explicou as principais motivações deste projeto, o seu elemento diferenciador, os desafios e os resultados alcançados:

Como nasceu o projeto? Quais foram as principais motivações?

O primeiro projeto Portuguese Fashion News remonta a 2018 e surgiu da necessidade de comunicar e alargar o âmbito da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) de Portugal. A história, a inovação e o know how estão em Portugal. Mas não só de moda vive o sector têxtil. As várias aplicações dos têxteis (construção civil, agricultura, automóvel, medica, proteção, desporto, etc) tinham que ser divulgadas e aplicadas. Somos hoje o Cluster Têxtil mais importante da Europa e é essa imagem que precisávamos projetar para o mundo.

O que considera ser o elemento diferenciador do projeto?

Este é um projeto que alberga um espectro muito alargado de público quer nacional, quer internacional. Ações como o Fashion People que é um concurso de fotografia; o Fashion Film Festival que é um concurso de filmes de moda inédito em Portugal onde nas várias categorias concorrem filmes nacionais e internacionais; o Green Circle que é o nosso Fórum da Sustentabilidade e da Indústria Responsável (também ele inédito quando começamos); o iTechstyle Showcase que é a nossa montra de inovação do sector; o Fórum dos Novos Talentos que chama as escolas de moda e os alunos a interagirem com a fábricas portuguesas de tecidos… e podíamos continuar a lista de ações que temos feito para promover e dinamizar este sector tão relevante em Portugal. Claro que para cada contexto nos munimos com os parceiros ideias, como por exemplo na área da inovação e sustentabilidade o CITEVE que é o Centro Tecnológico do Sector. Todas estas ações tocam em vários públicos nacionais e internacionais e profissionais do sector como também alguns consumidores finais tendo vários pontos diferenciadores relativamente a outros projetos já feitos.

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

Todas as ações quando se começam apresentam desafios. Neste projeto temos evoluído com os nossos parceiros e aprendemos a cada dia a fazer melhor. Por exemplo, quando começamos o Fashion Film Festival foi difícil fazer a convocatória de candidatos. Tivemos que insistir com algumas marcas para termos filmes com qualidade a concurso que permitissem produzir um festival com particularidade. Hoje é o contrário, recebemos centenas de candidaturas e somos procurados a perguntar quando é o festival.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

Temos muitos a destacar! O que é bom sinal. O Green Circle é hoje uma referência incontornável na Europa, sendo que somos muitas vezes convidados a participar em várias feiras internacionais como a Première Vison e a ISPO, pois para essas feiras somos considerados valor acrescentado para o universo deles. O iTechstyle Showcase também! Quando estamos numa feira com um Fórum de inovação, somos muitas vezes confundidos com o próprio fórum da feira! Fazem perguntas sobre a feira e sobre todos os expositores da feira! Claro que nós “vendemos” as empresas Portuguesas! Somos muitas vezes convidados pelos mais reputados Fashion Film’s do mundo para pertencer como júri.

Isto diz bem do impacto positivo que estas ações têm no mundo. A nossa ITV é hoje reconhecida mundialmente e claro que isso se deve à excelência das nossas empresas, mas nós (Associação Seletciva Moda e ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) queremos acreditar que temos um pequeno dedo de culpa nesta imagem do sector Têxtil e Vestuário pelo mundo. E incontornavelmente a ajuda do COMPETE nestes projetos, pois sem os fundos não era possível dinamizar estas ações.


Apoio do COMPETE 2020

O projeto Portuguese Fashion News 2019-2020 contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 2,1 milhões euros o que resultou num incentivo FEDER de 1,8 milhões de euros.

LINKS

Associação Selectiva Moda | Website

14/09/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa