SmartFrame - uma janela inteligente

Sintese do projeto

Com este projeto, pretende-se criar um produto único, dentro de um conceito de janela inteligente (“SmartFrame”), que se resuma numa janela constituída em perfis de alumínio ou fibra de vidro pultrudidos, e com várias tecnologias integradas, assentando sobre 4 linhas de I&D: I&D em janelas inteligentes com integração de sistemas autónomos, interação e domótica; I&D em janelas inteligentes para melhoria de conforto e eficiência energética das habitações; I&D em software para plataformas de controlo e monotorização online e I&D em processos de integração dos sistemas e periféricos.

Pretende-se criar no âmbito deste projeto uma janela com novas funcionalidades que permitam a eficaz ventilação, controlo de fluxos de ar e filtragem de ar autónomos, no sentido de garantir a qualidade do ar nos espaços interiores dos edifícios, a elevada eficiência energética, o conforto e a segurança, a capacidade de interagir com o utilizador final de uma forma intuitiva, alicerçada pelas novas tecnologias “gestual control motion”, e ainda pela integração de painéis de controlo digitais “touch”.


Entrevistamos José Maria Marques Ferreira, CEO da Ecosteel, SA que nos falou do projeto SmartFrame, do seu elemento diferenciador, dos desafios e do principal resultado alcançado:

Como nasceu o projeto SmartFrame? Quais foram as principais motivações?

A Ecosteel, S.A. é uma empresa de serralharia especializada na conceção e fabrico de sistemas de caixilharia de alumínio sob a marca OTIIMA | Much More Than a Window (MMTW), com a tipologia de produto Frame System (caixilharia minimalista). É uma empresa vibrante e disruptiva no desenvolvimento de produtos e soluções construtivas que respondem aos desafios mais exigentes da arquitetura e engenharia moderna com propostas criativas que desafiam o mainstream da construção.

A visão para além da curva e o crescimento exponencial da atividade conferem à Ecosteel um rótulo de empresa inovadora e vanguardista na conceção e desenvolvimento de soluções construtivas alinhadas com os princípios da construção modular sustentável.

O projeto SmartFrame nasce da possibilidade de acrescentar um layer de inovação a uma empresa já em si inovadora. À vocação inovadora da Ecosteel nos domínios de engenharia, arquitetura e design aplicados a revestimentos de edifícios, o Centi vem contribuir com conhecimento cientifico em tecnologias Indústria 4.0 aplicadas à indústria automóvel e aeronáutica, na aplicação à indústria da construção, em particular no domínio dos sistemas de caixilharia da Ecosteel, daí a designação do projeto SmartFrame (janela inteligente).

O que considera ser o elemento diferenciador do projeto?

A Integração de tecnologias de ponta em sistemas e materiais construtivos. Apesar de em muitas situações se tratarem de tecnologias dominadas em outros setores de atividade (automóvel, aeronáutica, …), a sua aplicação ao universo da construção oferece uma maior variedade e riqueza de utilizações com forte impacto no dia-a-dia de uma habitação e dos seus utilizadores, por exemplo, a possibilidade de abertura de janelas com recurso a gestos sem toque físico; a ventilação inteligente através de algoritmos e sensores para medição da qualidade do ar interior e exterior; a possibilidade da análise avançada de dados decorrente da coleta de dados de funcionamento das janelas possibilitam a criação de uma plataforma de gestão remota para a gestão preventiva e preditiva, etc.

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

Integração de tecnologias que não tendo sendo sido criadas nativamente para a área da construção, apresentam desafios de customização com elevada complexidade técnica; exemplos de tecnologias: IoT (internet das coisas), aplicada a tecidos e compósitos não é o mesmo que aplicar a perfis de alumínio e/ou fibra de vidro, ou ao vidro; Ter dados sobre o funcionamento e comportamento das janelas em função das variáveis ambientais, já representa um passo em frente no gestão preventiva de manutenções, mas o maior desafio é desenvolver algoritmos preditivos que potenciam ações preventivas em domínios para além da manutenção preventiva em si, por exemplo, na deteção de níveis anormais de partículas no ar, combinadas com temperatura e vento, poderem antecipar medidas de segurança.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

O principal resultado do projeto foi a continuidade do mesmo em formato contínuo e dedicado, através da integração no seio empresarial da Ecosteel da Dotiima Tecnologias, empresa especializada em soluções tecnológicas para habitações e domótica, e cuja atividade é desenvolvida no contexto fabril da Ecosteel, traduzindo uma efetiva fusão das tecnologias com os materiais, do saber fazer com saber saber, de forma contínua (https://www.dotiima.com/index.php/en/#).


O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Ecosteel, S.A. em copromoção com o CeNTI e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 756 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 525 mil euros.

Links

SmartFrame | Vídeo

Ecosteel | Website

CeNTI | Website

 

07/11/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa