Taste&Feel Portugal - A promoção internacional da fileira agroalimentar e a do enoturismo

Enquadramento

Ambos os copromotores do projeto Taste & Feel Portugal, o Inovcluster e a ADVID, são clusters setoriais ligados ao território, agroalimentar e vinha e vinho, respetivamente. Têm uma vasta experiência na promoção e apoio à internacionalização das PME das fileiras associadas, tendo os dois desenvolvido várias atividades de promoção coletiva dos seus setores. Da larga experiência acumulada ao longo dos anos e pela análise permanente das tendências de consumo e de compra nas respetivas fileiras, chegaram à conclusão que seria necessário recorrer a novas formas de promoção, valorização e organização dos setores ligados ao mundo rural para poderem ser realmente eficazes, efetivos e competitivos na sua penetração nos segmentos mais qualificados e sofisticados da procura nos mercados globais.

E assim nasceu o projeto Taste&Feel Portugal, que teve por objetivo promover a internacionalização da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo, estimulando o aumento das exportações de bens e serviços mais sofisticados e diferenciados ligados aos territórios, aos produtos endógenos e ao mundo rural e reforçando a competitividade internacional das PME das regiões Norte, Centro e Alentejo destas fileiras.

O Projeto

O COMPETE 2030 conversou com Christelle Domingos, Diretora Executiva do InovCluster que nos esclareceu sobre algumas das atividades e resultados mais importantes do projeto Taste & Feel Portugal:

"A InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e a ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, enquanto entidade parceira, dinamizaram nos últimos 30 meses, o projeto Taste & Feel Portugal.

Este projeto, financiado pelo Compete 2020, assentou a sua intervenção na promoção externa da fileira agroalimentar e da fileira do enoturismo de modo a dar uma maior visibilidade e notoriedade aos produtos e serviços portugueses em cinco mercados internacionais: Dinamarca, Suécia, Polónia, Alemanha e Finlândia.

Foi com foco em cada um destes países, que se disponibilizaram Guias de tendências de Mercados de modo a capacitar as empresas do setor para um processo de internacionalização bem-sucedido.

Externamente, trabalhámos num conjunto de materiais de comunicação, referindo-me em específico na elaboração de 5 vídeos que implicou a seleção de um produto estrela em cada um destes mercados alvo que, com a harmonização de produtos agroalimentares portugueses, serviram de conteúdo às campanhas de promoção nos mercados alvo;

As ações de promoção, adaptadas às realidades locais de cada mercado, quer tenham sido eles através da participação em feiras, quer em ações de mostras e showcooking, tiveram como objetivo cativar e influenciar os opinion makers, importadores e jornalistas para o consumo dos nossos produtos.

Já na reta final do projeto, tivemos ainda a oportunidade de receber a visita de doze participantes dos mercados alvo do projeto entre opinion makers, jornalistas e compradores internacionais, a vários locais de enoturismo do nosso território, fornecendo experiências de usufruto de produtos turísticos integrados de ruralidade, mostras, demonstrações e degustações de produtos do vinho e da gastronomia nacional e contactos diretos com os nossos produtores e agentes locais.

No âmbito do projeto podemos salientar que foram realizadas cerca de 30 atividades de capacitação, identificadas mais de 1500 oportunidades de negócio e realizadas mais de 150 reuniões no âmbito das ações de promoção internacional. Podemos também afirmar que a adesão das PME portuguesas ao projeto foi bastante positiva com a participação de um total 194 empresas portuguesas.

A execução deste projeto, procurou acima de tudo consolidar aquilo que é a missão da InovCluster, que assenta na promoção da fileira agroindustrial ao nível nacional e internacional, suportado na singularidade e na qualidade dos seus produtos e no aumento dos níveis de competitividade dos seus sistemas produtivos. Nesta ótica, o projeto Taste & Feel permitiu-nos consolidar mercados com os quais temos vindo já a trabalhar como abordar novos mercados que possam no futuro vir a ser importantes para as empresas nacionais do setor, sendo que as próprias PME portuguesas beneficiam das ações de capacitação e de forma indireta, das ações de prospeção como também da partilha de contatos e do ganho de notoriedade da marca Portugal nos mercados alvos deste projeto.”

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto Taste&Feel Portugal foi promovido pela InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro em copromoção com a ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização), envolvendo um investimento elegível FEDER de 529 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 450 mil euros.

Links

InovCluster | Website

ADVID | Website

 

26/09/2023 , Por Miguel Freitas
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