Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI)

A Comissão Europeia lançou um novo portal on-line para ajudar a promover os projectos na área da energia levados a cabo na sua alçada. O Portal Europeu de Projectos de Investimentos (PEPI) pretende também ser uma plataforma para a angariação de possíveis investidores de todo o mundo.

No sector energético, projectos nas áreas das renováveis, eficiência energética, infra-estruturas energéticas, Investigação & Desenvolvimento (I&D) e extração e refinação de combustíveis vão poder usufruir deste portal para promoção junto de possíveis investidores.

Para além de actuar nestas áreas, as iniciativas terão de cumprir mais requisitos, tais como ter um custo total de, pelo menos, dez milhões de euros, ter arranque previsto em até três anos após a candidatura, ser promovido por entidade pública ou privada com sede legal num dos Estados-Membros da União Europeia e cumprir as regras e leis comunitárias.

O PEPI está agora em fase de pré-lançamento, esperando-se que comece a operar a todo o gás nesta Primavera. O Portal vai dispor de um motor de busca, com filtros, que permitirá aos potenciais investidores pesquisarem os projectos que correspondem às suas intenções.

Para além da Energia, o PEPI vai englobar projectos nos sectores Conhecimento e Economia Digital, Infra-estruturas Sociais e Outros, Recursos e Ambiente, Transportes, Indústria para PME e Mid-Caps.

O PEPI pode ser acedido aqui.

Fonte: Edifícios e Energia

18/03/2016 , Por Célia Pinto