P&R Têxteis: uma empresa moderna e cosmopolita que serve o mercado global

A P&R - TÊXTEIS, S.A. constitui um bom exemplo de uma empresa moderna e cosmopolita que serve o mercado global vestindo os melhores atletas do mundo nos principais eventos desportivos, incluindo os Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus de atletismo, Mundiais e Europeus de Futebol, tendo também a sua Marca Própria – ONDA em nichos de mercado particulares. A P&R - TÊXTEIS, S.A. é assim uma empresa que aposta na inovação e numa forte orientação de mercado para conseguir diferenciais competitivos sustentáveis num mercado extremamente competitivo”, palavras de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, para descrever o percurso da P&R Têxteis, no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

 

Breve histórico da P&R Têxteis, S.A 

Com recurso a alta tecnologia, a P&R Têxteis é especialista no fabrico de peças com tecidos técnicos recorrendo a tecnologia de ponta sobretudo nos processos de costura e nos sistemas de colagem. De tal forma que é responsável pelo equipamento de centenas de atletas olímpicos que somam recordes, desde os portugueses Nélson Évora e Vanessa Fernandes aos reconhecidos Usain Bolt e Yhoan Blake. 

Assim, a P&R - TÊXTEIS, S.A. serve as grandes marcas mundiais de desporto, bem como importantes cadeias de lojas de desporto, vestindo milhares de atletas que participam em importantes eventos desportivos, como: Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus de atletismo, Mundiais e Europeus de Futebol e em diferentes desportos inclusive: Triatlo, Natação, Maratonas, Ciclismo, Rugby, Esqui, Surf e Bodyboard.

No seio do Grupo P&R Têxteis está a marca Onda, nascida do entusiasmo por desportos aquáticos e com o objetivo de desenvolver uma linha de produção especializada no fabrico de equipamentos de proteção térmica. A Onda estendeu a sua gama de produtos tendo hoje elevada notoriedade, não só no mundo do Surfwear, mas também em desportos como o Ciclismo, BTT, Triatlo e o Remo. 

A marca é a fornecedora oficial e patrocinadora do vestuário têxtil de competição da Federação Portuguesa de Triatlo, sendo reconhecidamente associada a reputada qualidade, com elevadas performances e grande conforto. 

A P&R Têxteis tem duas unidades industriais de Barcelos e Esposende, exportando cerca de 90% da sua produção principalmente para os mercados da CE e USA. 

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.

Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.

No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros. Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.

Do programa da visita fizeram parte um conjunto de empresas do setor com diferentes posicionamentos mostrando a riqueza do mesmo e a forte dinâmica que as empresas nacionais têm assumido nos últimos anos, designadamente: Salsa (Irmãos Vila Nova, S.A.), Calvelex, Laranjinha (Hall&CA), Petratex, Fiorima, Damel, P&R Têxteis, S.A., Grupo Polopique.

Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com  a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008, soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.

 

Links

Website PT

Website EN 

Facebook 

Linkedin 

08/03/2016 , Por COMPETE 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor