PortugalFoods HUB: Criando sinergias entre as empresas para ganhar dimensão

O Pólo de Competitividade Portugal Foods, marca-chapéu do sector agroalimentar, agregou mais de uma centena de empresas e entidades nacionais e identificou diversos HUB (High and Unique Brands) no sentido de reunir as empresas em redor de produtos e/ou necessidade comuns.

 

1. Síntese

O projeto PortugalFoods HUB surgiu no seguimento da estratégia de internacionalização para o setor agroalimentar português, elaborada pela PortugalFoods, onde se realça a importância de Portugal ganhar dimensão para abordar os mercados externos. Além disso, a PortugalFoods considera importante que as diferentes categorias de produtos sejam também trabalhadas de um modo específico, com uma estratégia de mercado e de comunicação adequadas à performance de cada HUB (High and Unique Brands).

Neste seguimento, a PortugalFoods criou o projeto PORTUGALFOODS HUB, onde está prevista a dinamização e a promoção de várias categorias de produtos, sob os HUB:

HALAL, KOSHER, Private Label, Canned Fish & SeaFood, Meat&Delicatessen, Sweets & Biscuits, Cheese. Além destes serão criados o HUB Tech – que promove a divulgação de produtos que resultaram de projetos de IDT (co-promoção) entre empresas e ESCN (Entidades do Sistema Cientifico Nacional), assim como haverá lugar ao HUB Empowerment, onde se pretende desenvolver conteúdos para capacitação das empresas no que respeita aos processos de internacionalização.

 

2. Apoio do COMPETE

> SIAC - Sistema de Incentivos a Ações Colectivas

O projeto PortugalFoods HUB (High and Unique Brands) foi cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Inserido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 899 mil euros, dos quais 719 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

> Testemunho | Responsável pelo projeto

Segundo Ondina Afonso, responsável pelo projeto, “o apoio do COMPETE foi fundamental para o setor agroalimentar pois permitiu a implementação de um projeto, que partiu da estratégia de internacionalização para o setor desenvolvida pela PortugalFoods em 2012, onde foram identificadas categorias de produtos alimentares portugueses com forte potencial de exportação mas a necessitar de uma estratégia de comunicação específica bem como uma estratégia de mercado focada na performance e capacidade de cada subsetor”.

 

3. Links

Site: http://www.portugalfoods.org/

 

Fonte: Imagem cortesia de SOMMAI - FreeDigitalPhotos.net.

15/09/2015 , Por Cátia Silva Pinto