Portugal Ventures abriu a 11.ª Call For Entrepreneurship e anuncia novos investimentos

Indie Campers, Immunethep e Story Trail são as novas start-ups portuguesas selecionadas para investimento pela Portugal Ventures em resultado da candidatura à Call For Entrepreneurship. Através das várias edições da Call For Entrepreneurship, a Portugal Ventures já investiu em 50 start-ups com a ambição de se tornarem empresas de excelência a nível global.

A 11.ª edição da Call encontra-se aberta e os projetos podem ser apresentados até 28 de Maio.

A Indie Campers é uma start-up inovadora, do sector turístico, que se foca no aluguer de pequenas e económicas autocaravanas. A empresa pretende revolucionar o modo como os viajantes exploram a Europa. Com uma frota atual de 24 veículos em Portugal e Espanha, dá aos seus clientes a oportunidade de descobrir a Europa, num veículo prático e com um design único de um modo flexível e dinâmico. Com uma estratégia 100% online, tem como objetivo maximizar a experiência do viajante, do modo mais prático e eficiente. Com um personalizado serviço de apoio à viagem e um rápido check-in no aeroporto, em 2014 teve 98% de turistas internacionais oriundos de mais de 30 países. “Depois da prova de conceito, a Indie Campers procura expandir-se pela Europa, onde espera ser líder de mercado deste nicho e estar em 20 destinos diferentes até ao fim de 2020” afirma Hugo Oliveira, CEO e fundador da Indie Campers.

A Immunethep é uma empresa de biotecnologia, Spin-off da Universidade do Porto, focada no desenvolvimento de tratamentos para patologias do Sistema Imune. A Vacina Neonatal, o primeiro produto da empresa, serve para proteger recém nascidos de infeções bacterianas que podem levar a Sepsis ou mesmo à morte. Esta vacina é o resultado de mais de 30 anos de investigação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Pedro Madureira, Director Científico da Immunethep refere que este financiamento "vai permitir à Immunethep continuar a desenvolver a sua tecnologia e preparar-se para os ensaios clínicos em humanos". Acrescenta ainda que "Este investimento vem demonstrar o potencial desta inovadora abordagem ao desenvolvimento de vacinas. Estamos agora mais próximo de desenvolver uma vacina que pode salvar muitas vidas."

Story Trail é uma aplicação móvel que disponibiliza aos visitantes das cidades rotas contadas por pessoas locais que descrevem as histórias dos lugares que estão a visitar. Cada cidade terá um conjunto de rotas temáticas, contendo pequenos filmes que permitem aos visitantes desfrutar de narrativas apaixonadas e criativas, realizadas pelos nossos apresentadores. 

A fase de candidaturas dos projetos à Décima Primeira Call decorre entre os dias 27 de Abril e 28 de Maio de 2015. Projetos de Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica & WEB, Ciências da Vida, Turismo e Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais são elegíveis para investimento através da Call For Entrepreneurship. 
Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos do mesmo.

Na preparação e qualificação dos projetos, os empreendedores poderão beneficiar do apoio e orientação de uma das entidades da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), potenciando a aptidão dos mesmos para o investimento de capital de risco. Todas as candidaturas são submetidas através do website da Portugal Ventures.

Os projetos candidatos à Call serão avaliados com a intervenção de painéis de avaliação, divididos por indústrias, compostos por peritos empresariais, nacionais e internacionais, bem como pelos investidores da Ignition Capital Network, business angels e outras capitais de risco, que poderão vir a co-investir com a Portugal Ventures nos projetos. A Portugal Ventures selecionará para investimento os projetos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como start-ups de excelência a nível mundial.

Os projetos investidos beneficiarão do aconselhamento por especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede de contactos relevantes. 
Estes projetos têm também a possibilidade de virem a ser incubados e acelerados nos centros do ecossistema de empreendedorismo tecnológico Português em São Francisco (Silicon Valley), “Portugal Ventures in the Bay”, Boston, "Portugal Ventures in Boston",Austin e em breve Berlim.

Durante as dez edições da Call 2247 empreendedores registaram-se no site da Portugal Ventures, resultando na apresentação de candidaturas de 730 projetos. Para a geração desta dinâmica foi determinante o apoio e o envolvimento da Rede de Parceiros do Programa de Ignição (Ignition Partners Network), composta por 49 entidades nacionais do ecossistema de empreendedorismo de base científica e tecnológica.

A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição, uma iniciativa liderada pela Portugal Ventures e parte integrante do Programa +e+i (mais empreendedorismo, mais inovação). O seu objetivo é fortalecer o ecossistema Português de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor. Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano. 
Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são cofinanciados pela União Europeia através do FINOVA, gerido pela PME Investimentos, do COMPETE e do POR LISBOA.

11/05/2015 , Por Cátia Silva Pinto