Prémio Cidades Acessíveis 2016

A Comissão Europeia (CE) lançou o convite à participação no Prémio Cidades Acessíveis 2016, uma competição europeia que visa premiar as cidades que estão empenhadas em proporcionar um ambiente acessível para todos, em especial para as pessoas com deficiência.

Os candidatos têm de ser uma entidade governamental, de uma cidade com pelo menos 50.000 habitantes, e promover iniciativas que melhorem a acessibilidade para pessoas com deficiências em 4 grandes áreas:

- Construções e espaços públicos;

- Transportes e infraestruturas relacionadas;

- Informação e comunicação, incluindo Tecnologias da Informação e Comunicação;

- Instalações e serviços públicos.

As cidades vencedoras serão premiadas pelos seus esforços, no sentido de facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência a áreas públicas como, por exemplo, habitações, parques infantis, ambientes de trabalho, transportes públicos ou tecnologias de comunicação.

O formulário de candidatura encontra-se disponível em http://bit.ly/1MhdXjF, e as candidaturas devem ser submetidas até ao dia 10 de setembro de 2015.

Os prémios serão entregues a cinco cidades da União Europeia numa cerimónia que terá lugar durante a edição anual da Conferência do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência, em Bruxelas, no dia 7 de dezembro de 2015.

Mais informações sobre o Prémio Cidades Acessíveis 2016 em: http://bit.ly/1J5Ujnt

Fonte: Site da Comissão Europeia.

 

03/08/2015 , Por Cátia Silva Pinto
Comissão Europeia