PROINTER+ | Encontros empresariais na Colômbia

Os encontros empresariais na Colômbia são uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, no âmbito do projeto PROINTER+.

O Projeto é apoiado pelo COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no âmbito do SIAC-Sistema de Apoio a Acções Colectivas e envolve um envolve um investimento elegível de 697 mil euros, dos quais 592 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O PROINTER+ é um projeto que tem como objetivo principal aumentar o reconhecimento da imagem de Portugal, na Colômbia e no Equador, pela via da apresentação do carácter inovador, sofisticado e de qualidade dos seus produtos e serviços, juntos dos principais atores de cada mercado.

Este projeto visa o apoio às empresas portuguesas que procuram exportar para a Colômbia e Equador, através da promoção e valorização dos bens e serviços produzidos em Portugal e da disponibilização de informação específica, atual e relevante sobre esses mesmos mercados.

 

Portugal na Colômbia

Portugal, representado pela Câmara de Comércio e Industria Luso-Colombiana, é o país convidado da Expo Camacol, uma das mais importantes feiras do sector da construção da América Latina, que se realiza de 24 a 27 de Agosto em Medellín.

Portugal ocupará cerca de 400 m2 de stands, que irão exibir materiais de construção, sobretudo produtos com grande valor acrescentado e competências nacionais no sector da Construção, ilustradas por obras emblemáticas de infraestruturas públicas e empreendimentos de natureza privada.

No âmbito deste certame, a Câmara de Comércio Luso Colombiana, leva empresários nacionais à Colômbia, de 21 a 27 de Agosto, estando agendadas várias iniciativas, nomeadamente, conferências, pequenos-almoços e almoços empresariais, com a participação de diversas autoridades colombianas e nacionais. Destaque ainda para a presença do Senhor Embaixador de Portugal na Colômbia, do Presidente do IFC (International Finance Corporation – World Bank Group) para a região andina e do Director da Universidade Católica Portuguesa.

Mais de 500 empresas portuguesas já exportam para a Colômbia, mas pretende-se estreitar essa ligação. Na Expo Camacol, uma das mais importantes feiras do sector da construção da América Latina, vão estar cerca de 30 empresários portugueses.

O mercado colombiano está recetivo aos vinhos e azeites europeus, assim como aos queijos e aos derivados de carne, considerados produtos gourmet, de elevada qualidade. A roupa e o calçado são também muito apreciados pelo consumidor colombiano.

A Construção Civil e Obras Publicas estão em franco desenvolvimento, e, nos próximos anos, o governo Colombiano tem um programa de investimento de cerca de 83,6 mil milhões de dólares para o setor. As áreas de negócio que lhe são transversais irão beneficiar com este crescimento (maquinas, equipamentos, materiais de construção, entre outros).

O sector das TIC’s encontra-se com taxas de crescimento muito elevadas e acima da média. É um mercado de oportunidades para as empresas nacionais que desenvolvam apps e serviços de IT. Portugal tem reconhecidas competências nesta área.

 

 

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana

22/08/2016 , Por Célia Pinto