"A nossa inspiração é o mar. A nossa máxima é At Sea we’re home"

Vivemos tempos de mudança, mas também de esperança. O Noah Surf House, em Torres Vedras, reabriu com todas as condições de higiene e segurança.

Aliando um profundo conhecimento da região e da evolução de mercado turístico em Portugal, e aproveitando o potencial turistico que Santa Cruz proporciona, surge este projeto turístico inovador, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Desfrute do nosso país e conheça a história deste destino - através do testemunho do seu CEO & Founder - que se tornou uma das referências hoteleiras para apoio a actividades náuticas, especialmente ligadas ao surf.

 

1. Entrevista a Gonçalo Alves, CEO & Founder da Noah Surf House
 

Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto?

A missão da Noah Surf House é receber visitantes de todo o MUNDO, articulando atividades originais e autênticas, de índole desportiva, recreativa e gastronómica. Experiências embebidas na cultura de PRAIA e de SURF. Porque acreditamos que temos muito para oferecer, mas também muito para aprender com quem nos visita. 
 
Alguns fatores nos diferenciam:
Os quartos e bungalows, vivem em total respeito e consonância com a Natureza. Não dispõem de ar condicionado, pois, como forma de estar, valorizamos sempre o ar puro;
A decoração original, baseada nos princípios do Upcycling, que consiste no reaproveitamento de objetos antigos, de forma criativa, atribuindo um novo e melhor propósito para um material que, de outra forma, seria descartado;
Espaço ecológico, que segue os princípios do turismo sustentável cuja incidência assenta na eficiência energética, energias renováveis e aproveitamento dos recursos naturais;
Projeto gastronómico com base nos produtos locais, no peixe da nossa costa, bem como nos vegetais que crescem na nossa horta;
Promovemos de um turismo ativo, saudável e participativo. I.e, todos os nossos hóspedes encontrarão sempre algo que os cativa e motiva. 

Quais os grandes resultados deste investimento: qualitativos e quantitativos?

Dois anos após a abertura estamos positivamente satisfeitos com os resultados. Estimávamos em 2020 ter o nosso primeiro ano “cruzeiro”, com o business plan traçado a alinhar com os dados reais. Infelizmente, em resultado do momento que vivemos no primeiro semestre do ano e o clima de incerteza que ainda norteia a todos nós, trouxe alguns desafios e um 2º trimestre do ano no “vermelho”, mas estamos já neste momento em recuperação clara e com taxas de ocupação a rondar os 90% nos meses de verão. Diria que vivemos um momento de retoma “enérgica”, com grande entusiasmo do mercado nacional, que volta assim a descobrir o seus mais belos recantos de Portugal. Também o mercado europeu respondeu positivamente com principal destaque para os Holandeses, Belgas, Alemães e Franceses.
 

Que conselhos daria para quem acredita que o turismo é um produto compósito, como vocês, e que são experiências que temos de oferecer?

O Modelo de negócio Hoteleiro assente B&B (cama & pequeno almoço) tem apenas oportunidade em localizações que são destinos assumidos (grandes cidades ou zonas de turismo de massas), mas Portugal tem recantos de uma beleza e autenticidade que nos permite ter um lugar de destaque no turismo mundial! Como é que se constrói este caminho? Com ofertas criativas que tiram partido dos recursos naturais e endógenos que temos. Não precisamos só de grande projetos, mas sim de pequenos e médios projetos que através de dinâmicas criativas mostrem o que de melhor temos, respeitando e preservando o nosso passado, cultura, valores e autenticidade. Desta forma criamos valor e posicionamos Portugal como destino de experiencias que “enchem a alma” de quem nos visita! 

Qual o valor acrescentado do projeto para a região e para posicionar Portugal como um destino de excelência?

A nossa inspiração é o mar. A nossa máxima é “At Sea we’re home” (No mar estamos em casa). 
 
Santa Cruz, apesar de ser uma estância balnear popular entre as gentes mais antigas do país, permanece crua e fiel às suas origens. A brisa que, muitas vezes, sopra de norte, as ondas de espuma branca e as águas menos quentes do oceano Atlântico fazem deste lugar um sonho, mas só para alguns. É entre arribas, dunas e rochedos brota o pequeno lugar de Santa Cruz que, apesar de garantir todos os serviços necessários ao bem-estar, pouco segue os padrões de outras vilas costeiras mais viradas para o turismo. Santa cruz é, no mínimo, um sítio único, onde simplesmente apetece VIVER e PARTILHAR... em frente ao azul do Mar. Assim queremos que seja também a Noah Surf House, isto é, uma estância de turismo a par com as características deste lugar. Para além de toda a magia que envolve Santa cruz, foi aqui que nascemos, crescemos e, claro, vivemos. Assim, podemos considerar a Noah Surf House quase que como uma extensão da nossa própria casa, onde recebemos gente por esse mundo fora. 
 
É, portanto, um projeto pessoal, um sonho tornado realidade. Aliás, chamamos-lhe CASA e não HOSTEL. E esta aproximação com aqueles que nos visitam – tanto da nossa parte, como de todos os membros da nossa equipa – torna a estadia de todos os nossos hóspedes muito especial. Sentimos que, cada vez mais, as pessoas procuram um tipo de turismo que não o de massas, que não o despersonalizado, que não o pradonizado. Mas sim o verdadeiro contacto com a comunidade, gastronomia, economia e dinâmicas locais; procuram rostos e sorrisos (se bem que agora com a utilização de máscara, tivemos que redescobrir novas maneiras de sorrir), experiências únicas e verdadeiras, o contacto direto com a Natureza, contribuir direta e positivamente durante a sua estadia, aprender algo de novo para levarem e aplicaram nas suas vidas. E cada feedback recebido é a certeza de que estamos num bom caminho, de que estamos a contribuir para um turismo que consideramos ser o mais acertado e sustentável, de que estamos a posicionar Santa Cruz, a Região Centro e Portugal como um destino de excelência e, acima de tudo, com uma oferta diferenciada & Criativa.
 

Quais os maiores desafios do novo contexto e como estão preparados para garantir toda a experiência do vosso espaço com segurança?

Ainda que as circunstâncias sejam desafiantes, estamos a tomar precauções. Todos os nossos esforços e preocupações estão a ser canalizados para mantermos o NOAH limpo e seguro. O bem-estar, saúde e segurança de todos estarão sempre em primeiro lugar. 
 
Tranquiliza-nos sermos de pequena dimensão, localizada junto ao MAR, com acesso exclusivo a hóspedes, com alojamento com acesso direto ao exterior, com um modelo de serviço de comidas e bebidas prestado em segurança e de não utilizarmos ar condicionado nas nossas instalações. Mas, ainda assim adotámos várias medidas temporárias que seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção-Geral de Saúde (DGS), tais como: acesso exclusivo a hóspedes para qualquer serviço, desinfetante de mãos disponível nos pontos de acesso, utilização de máscara obrigatória nas áreas comuns interiores do hotel, reforço das medidas de limpeza e desinfeção, redução da lotação do restaurante por forma a garantir a distância de segurança, pequeno-almoço com marcação de horário e gestão de ciclos de uso, algumas experiências e atividades de grupo com lotação mais limitada, privilegiando-se aquelas que decorram ao ar livre e em exclusivo para casais ou famílias, informação sobre as experiências e atividades disponíveis atualizada regularmente e consultada de forma digital no nosso concierge online. Como compromisso detemos o selo “Clean & Safe” que certifica as nossas boas e práticas e com a chancela do Turismo de Portugal.
 
Para além das medidas anti covid-19, também a nossa oferta comercial necessitou de ajustes, dadas as novas circunstâncias. Assim, desenvolvemos algumas promoções especiais, como por exemplo a “OESTINO”, que concedia 50% de desconto em reservas de alojamento para residentes nos concelhos do Oeste e que visava estimular a confiança do consumidor, iniciando por aqueles que estavam à nossa volta, ou a NOAH FAMILY, com uma tarifa especial para as famílias residentes em Portugal, que estimulava o turismo interno e que o setor já identificou como o principal mercado em 2020.
 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2 milhões de euros.
 
 
3. Links
 
Noah Surf House 
 

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27/07/2020 , Por Cátia Silva Pinto
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