REVISENSE – No Buttons, No Keys: Cerâmica Sensitiva: Sem Botões, Sem Tecla distinguido com o Prémio Inovação

 

O Projeto REVISENSE – Superfícies Cerâmicas funcionais para domótica é um sistema inovador de revestimento cerâmico com incorporação de sensor não visível, que permite o acionamento por aproximação, sem necessidade de contacto, de vários tipos de dispositivos eletrónicos. É adequado para espaços públicos e residenciais, interiores e exteriores (centros comerciais, hospitais, residências sénior, etc.).

O projeto foi distinguido na Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas com o Prémio Inovação.

 

Uma Nova Solução Construtiva Multifuncional

Revisense integra as vantagens específicas da cerâmica com a moderna tecnologia dos edifícios inteligentes, equipados com domótica.

É mais um produto multifuncional, de design inclusivo, desenvolvido pela Revigrés que proporciona:

> maior acessibilidade e conforto para pessoas com motricidade e mobilidade reduzida, invisuais ou amblíopes;

> maior higiene para o utilizador- evita a propagação de bactérias em espaços públicos;

> maior integração arquitetónica.

A investigação de Revisense foi desenvolvida pela Revigrés, empresa líder do consórcio, em parceria com o CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro - e a Intellihouse, no âmbito do projeto Sensetiles.

 

Apoio

Este produto foi desenvolvido no âmbito de um projeto de Investigação e Desenvolvimento do consórcio tendo merecido o apoio do COMPETE. Envolvendo um Investimento elegível de €185.823 ou que representou um Incentivo FEDER de €113.286.

Projeto

Este projeto foi o resultado do desenvolvimento de revestimentos cerâmicos com funcionalidades sensitivas, usando-os como interface das tecnologias de domótica. Com base na sensorização táctil do revestimento cerâmico, e sem prejuízo das suas características nativas, pretendeu-se que estas funcionalidades transformem o produto na parte interactiva com edifícios inteligentes, possibilitando a desenhadores e arquitectos a criação de ambientes interiores mais elegantes, simplistas ou minimalista, em resposta às tendências arquitectónicas actuais.

O plano de trabalho centrou-se fundamentalmente na engenharia dos dispositivos sensoriais, baseados em sistemas electrónicos de base capacitiva, do sistema de aplicação compatível com as técnicas construtivas convencionais e concepção dos sistemas de interface com o utilizador.

Resultados

Estão disponíveis produtos com diferentes funcionalidades, desde o controlo de iluminação até ao comando de torneiras, passando por sistemas de segurança incorporados nos revestimentos cerâmicos.

08/06/2015 , Por Célia Pinto