iCanSea: Conservas com macroalgas para diferenciação nutricional e sensorial

Desenvolver produtos alimentares de conservas de peixes e moluscos com integração de macroalgas da costa portuguesa, como alimentos seguros, saudáveis e com teor de sal reduzido.

 

Enquadramento

Portugal tem um enorme potencial de valorização de macroalgas, através da sua integração em alimentos seguros e saudáveis, como são, por exemplo, as conservas. Este projeto permitirá contribuir para uma utilização eficiente, segura e sustentável de recursos marinhos que Portugal possui e que, por comparação com práticas existentes noutros países, têm sido manifestamente subaproveitados.

As conservas encerram um vasto leque de vantagens que podem ser potenciadas neste projeto, pela ausência de conservantes e por possuírem um extenso prazo de validade, que lhes permitem uma transportabilidade e facilidade de acesso a mercados distantes; com a integração de macroalgas, constituirão um veículo seguro de vários nutrientes e elementos fundamentais ao desenvolvimento humano, como por exemplo o iodo.

Pelo valor nutricional das algas, em particular o seu conteúdo em micronutrientes essenciais e em proteínas de elevado valor biológico, a sua integração na alimentação é muito relevante não só pelo desafio da alimentação de uma população em expansão, mas também pela possibilidade de colmatar algumas carências nutricionais graves identificadas a nível mundial.

Por outro lado, o movimento de consumidores na procura de alimentos mais saudáveis e naturais tem vindo a crescer e oferece um mercado muito interessante para produtos com integração de algas.

 

Projeto

O projeto iCanSea tem como principal objetivo o desenvolvimento de conservas de peixe e moluscos, com integração de macroalgas da costa portuguesa, como forma de enriquecimento nutricional por uma via natural, diferenciação sensorial e funcional, e consequente diferenciação no mercado.

Com a integração de macroalgas, as conservas passarão a acrescentar nutrientes fundamentais ao desenvolvimento humano, nomeadamente o iodo, um micronutriente essencial cujo deficit na dieta alimentar se mantém como um dos principais problemas socioeconómicos e de saúde pública na Europa.

Adicionalmente o projeto visa utilizar as algas como potenciadoras de sabor salgado e umami, possibilitando a redução de sal e de diferenciação sensorial das conservas.

O projeto engloba vários objetivos científicos que incluem uma inovadora caracterização nutricional de várias espécies de macroalgas da costa portuguesa e o controlo de contaminantes.

A riqueza nutricional obtida de forma natural, no que respeita a iodo, minerais, proteína de elevado valor biológico e fibras, a diferenciação sensorial em termos de sabor e textura, e a origem de macroalgas de águas marinhas livres de contaminação são atributos dos produtos de conservas a desenvolver no projeto, que irão permitir reforçar a competitividade do promotor em mercados internacionais, perspetivando-se novos destinos.

 

Apoio

O projeto iCanSea foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 403 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 273 mil euros.

 

Consórcio

O Projeto iCanSea é liderado pela Fábrica de Conservas La Gondola em consórcio com a WeDoTech e o Instituto Superior de Engenharia do Porto.

FÁBRICA DE CONSERVAS LA GONDOLA S.A.

A atividade da empresa está destinada à fabricação de conservas de peixe fresco. As conservas produzidas pela La Gondola seguem o processo tradicional com pré-cozedura e mão-de-obra intensivo, produzidos com matérias-primas de elevada qualidade de peixe fresco e óleos vegetais.

WEDOTECH, Lda

É uma empresa de base tecnológica que opera nas Áreas de Engenharia do Ambiente, Alimentar e Química, desenvolvendo projetos e consultoria em Investigação, Desenvolvimento e Inovação nas suas áreas de operação.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

O ISEP oferece formação em diversa áreas de engenharia e, em simultâneo, dispõe de grupos de investigação e/ ou de prestação de serviços com vários anos de atividade e numerosos projetos de investigação e de prestação de serviços a entidades externas, nomeadamente empresariais, concluídos e/ou em curso.

13/12/2016 , Por Célia Pinto