Effi-WorldGlass: Projeto inovador seleciona e desenvolve novos conceitos e materiais para indústria vidreira

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido em consórcio pela BA Glass, Intermolde e o Instituto Pedro Nunes o projeto Effi-WorldGlass visou a seleção e desenvolvimento de materiais para fabrico de moldes de embalagens de vidro que permitissem eliminar problemas de fissuração, oxidação, corrosão, adesão do vidro à superfície moldante e lubrificação, que possam ocorrer durante o processo de fabrico.
 
 
1. Síntese
 
O projeto Effi-WorldGlass foi concluído recentemente e promete revolucionar a indústria vidreira. O objetivo foi claro: desenvolver uma nova gama de materiais capazes de ultrapassar os problemas dos moldes, ocasionados pelas condições severas de serviço e pelo uso de lubrificantes líquidos. Falamos de problemas de fissuração, oxidação, corrosão, adesão do vidro à superfície moldante e lubrificação, que possam ocorrer durante o processo de fabrico. 
 
Este projeto, cujo foco foi o aumento da durabilidade e taxas de produção simultaneamente, além da redução de custos de manutenção, tem despertado o interesse de diversos setores da indústria vidreira.
 
Espera-se uma mudança significativa na maneira como a indústria produz os seus produtos, tornando-os mais eficientes e sustentáveis. A nova gama de materiais desenvolvida no âmbito deste projeto promete colocar Portugal na vanguarda da inovação na produção de vidro.
 
 
2. Enquadramento
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Effi-WorldGlass teve como objetivo selecionar e desenvolver uma nova gama de materiais que ajudasse a ultrapassar os problemas encontrados pelos moldes utilizados na indústria vidreira, causados pelas condições rigorosas de serviço e pelo uso de lubrificantes líquidos. Pretendia-se alcançar uma maior durabilidade dos moldes, uma maior taxa de produção, a eliminação da lubrificação líquida e reduzir as taxas de produtos rejeitados por defeito, bem como uma redução considerável nos custos de manutenção, possibilitando uma significativa diminuição do preço final por embalagem.
 
Depois de anos de trabalho e dedicação extrema, este projeto chegou ao fim. Durante todo o processo, a equipa responsável esforçou-se para alcançar os resultados pretendidos. Recordemos:
 
i) Aumento do tempo de vida dos componentes moldantes, não só com materiais mais resistentes mecanicamente a altas temperaturas, mas também com maiores condutividades térmicas, evitando a criação de tensões de origem térmica e diminuindo os fenómenos de fadiga e as falhas por fissuração;
 
ii) Introdução de diamante nanocristalino nas ligas metálicas selecionadas;
 
iii) Estudo da tecnologia de sinterização que permitiu mais eficientemente distribuir as partículas de diamante na estrutura da liga metálica;
 
v) Aplicação de revestimentos finos (sem interferirem na condutividade térmica do molde), com propriedades mecânicas vários graus acima das ligas metálicas e com propriedades auto-lubrificantes a altas temperaturas que asseguram a remoção dos lubrificantes líquidos;
 
vi) Protótipos dos moldes utilizando as soluções bi-componente.
 
E com enorme satisfação, pode-se afirmar que os objetivos foram alcançados.
 
Portanto, é possível concluir que este projeto foi um sucesso. Todos os objetivos traçados foram atingidos e os resultados superaram as expectativas iniciais. A equipa envolvida merece ser reconhecida pelo seu esforço e dedicação demonstrados a cada fase do projeto.
 
Sem dúvida, este projeto trará valor acrescentado e contribuirá positivamente para a área em que está a trabalhar.
 
 
3. Consórcio
 
O consórcio que formou a equipa do projeto Effi-WorldGLASS é composta por dois beneficiários empresariais, a BA Glass e a INTERMOLDE e uma entidade de transferência de tecnologia, o Instituto Pedro Nunes.
 
 
4. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto promovido pela BA Glass (antiga BA Vidros S.A.) foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, com um Investimento elegível de 1.121 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 684 mil euros.

 

5. Links úteis
 
Effi-WorldGLASS | Ficha do projeto 

23/06/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia