GlassLux Mould - Moldes Inovadores de Alto Desempenho para Garrafas de Vidro de Luxo

Entidade Promotora

A INTERMOLDE – Moldes Vidreiros Internacionais Lda. tem como atividade principal o fabrico e comercialização de moldes metálicos para a indústria vidreira, fundamentalmente para o subsector da embalagem.

A empresa possui uma posição de liderança na produção de moldes para vidros, posição assente na sua capacidade de apoiar os seus clientes no desenvolvimento do produto e de lhes fornecer, no prazo solicitado, os produtos e a assistência técnica necessária e adequada.

A INTERMOLDE localiza-se no concelho da Marinha Grande, região onde se concentra a esmagadora maioria das empresas de vidro nacionais, quer de embalagem quer de cristalaria, o que lhe confere uma vantagem competitiva importante.

A Intermolde foi fundada  em 13 de Setembro de 1973. Os esforços de investimento dirigiram-se desde sempre para a qualidade pelo que a empresa é certificada desde 1997.

 

Enquadramento

O projeto GlassLux Mould, reside em moldes para a produção de garrafas de vidro, segmento de luxo, destinados a linhas de produção automáticas, o que se traduz numa inovação a nível internacional. Este produto que representa uma clara inovação face às soluções atualmente no mercado a nível internacional. Não existem moldes que cumpram os requisitos técnicos para a produção de garrafas de luxo para linhas de produção automáticas. Pelo que este projeto permitiu lançar um novo produto, de elevado valor acrescentado, que se distingue radicalmente das soluções oferecidas pelo mercado a nível internacional.

 

Descrição

O projeto GlassLux Mould alarga assim a oferta de moldes da INTERMOLDE para o segmento das garrafas para bebidas espirituosas de luxo, permitindo uma melhor adequação às necessidades dos clientes e consequente exploração de um nicho de mercado de elevado valor acrescentado.

Mercados como a Europa de Leste e Ásia Central a empresa foram identificados como uma oportunidade de negócio no segmento das garrafas para bebidas espirituosas de luxo já que são mercados que apresentam uma dinâmica elevada e constituem um segmento de elevado valor acrescentado.

O posicionamento destas marcas de bebidas leva a que seja dado particular destaque à embalagem o que se traduz na utilização de garrafas com design arrojado e especificamente desenvolvido para a marca em questão. Ao nível dos moldes para vidro implicou o desenvolvimento de um produto completamente distinto dos moldes utilizados para a produção de garrafas de uso corrente.

O design associado às garrafas de luxo eleva a complexidade geométrica e dimensional dos moldes e aumenta o nível de qualidade exigido pelos clientes. Assim, a INTERMOLDE procura através do presente projeto reforçar as ações conducentes à prossecução da sua estratégia com o lançamento de um novo produto com vista à satisfação do mercado da garrafaria de luxo que se caracterizam por serem garrafas com formas muito pouco convencionais, e com brasões e símbolos muito trabalhados e bonitos.

Os moldes para garrafas em vidro para bebidas espirituosas de luxo alargaram a gama de produtos da INTERMOLDE, distinguindo-se pelas seguintes características:

  • Formas geométricas com elevada complexidade - Este tipo de moldes envolve normalmente cavidades não redondas com gravações envolvendo formas geométricas tridimensionais muito complexas e muito evolutivas no seu perfil. A complexidade de formas geométricas implicou a necessidade de processos de produção complexos e recurso a diferentes tecnologias, não sendo admissíveis erros.
  • Adoção de processos de fabrico automático de garrafas de grande cadência - Tradicionalmente este tipo de moldes era apenas produzido para pequenas séries em processos semiautomáticos e manuais de fabrico de garrafas mas a INTERMOLDE encontrou um nicho de mercado para este tipo de moldes focado na produção em grandes séries e elevadas cadências.
  • Exigência de prazos de entrega muito apertados - O nível de automação na produção deste tipo de moldes têm de ser muito elevado.
  • Eficiência térmica muito elevada - Fruto de incorporação de conhecimento tecnológico nomeadamente, sistemas de escape de gazes mais complexos e utilização de materiais e revestimentos inovadores;
  • Rigor dimensional - As garrafas em vidro para bebidas espirituosas de luxo têm elevada precisão dimensional possibilitando nomeadamente, elevada precisão em encaixe, roscagem e montagem com tampas/cápsulas, caixas e outros elementos, rigor volumétrico, entre outros.
  • Elevada qualidade visual e superficial - Estas características traduzem-se diretamente no produto em vidro produzido (garrafas em vidro que para além da sua funcionalidade de acondicionamento do líquido são também objetos decorativos de elevada qualidade para serem expostos em garrafeiras e em ambientes domésticos).A tipologia de produto em vidro a que se destinam estes moldes tem vindo a evoluir no nível de qualidade e necessidade de incorporação de conhecimento. Estas garrafas são na sua utilização diária submetidos a uma variedade de solicitações como acondicionamento em congeladores, impactos físicos, entre outros. O produto tem de cumprir com estas solicitações por meio da qualidade intrínseca e manter a sua qualidade visual e funcional até ao seu fim de vida.

 

Objetivos

O projeto teve como objetivo dotar a INTERMOLDE com os meios necessários ao lançamento de um novo produto de elevado valor acrescentado direcionado predominantemente para o mercado Russo e da Europa de Leste, designadamente moldes para garrafas de luxo. Este novo produto constitui uma inovação de natureza radical ao nível do mercado internacional, uma vez que vai alterou o processo de fabrico deste tipo de garrafas.

 

Apoio

O projeto GlassLux Mould, apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação envolveu um investimento elegível de 1.137mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 625 mil euros.

 

Testemunho

Segundo Martins Ferreira, CEO da INTERMOLDE, o projecto GlassLux Mould foi composto em mais de 99% por investimento em equipamento produtivo, por si demonstrativo da grande exigência de meios e complexidade em termos técnicos que representa a entrada neste subsegmento das garrafas de luxo, por outro lado, é um nicho de mercado restrito e limitado aos fabricantes mais credenciados e reconhecidos no mercado.   

A INTERMOLDE é um dos 3 principais fabricantes de moldes vidreiros, a nível europeu e uma referência a nível mundial, como tal, impunha-se uma forte presença também neste segmento.

02/05/2016 , Por Célia Pinto