Primeira Pedra

A Assimagra – Associação de Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins alia-se à ExperimentaDesign e à CEVALOR – Centro Tecnológico da Pedra Natural de Portugal, para criar uma nova fórmula de internacionalização da rocha ornamental portuguesa, baseada na criatividade e no conhecimento.

O ‘Primeira Pedra’ é o projeto embaixador do design luso da rocha ornamental, que reforça o valor da pedra nacional nos mercados de todo o mundo e a coloca na faixa dos trendy materials, designando-a como produto da contemporaneidade e sofisticação para o consumidor mais exigente.

Designers reconhecidos do grande público vão elaborar os conceitos das peças e stands das empresas, a apresentar posteriormente nos grandes certames mundiais de Design – São Paulo, Londres, Milão, Suíça, Veneza, Nova York e Dubai.

Uma estratégia forte para captar investimento num mercado competitivo e uma nova aposta para otimizar o potencial exportador da rocha ornamental, que conta também com a colaboração da CEVALOR – que terá a responsabilidade de desenvolver os protótipos e acompanhar o projeto de cada designer.

 

Atividades no âmbito do Projeto

  • Maio 2016 - Primeira Pedra, na Bienal de Veneza, que incluirá a participação de Álvaro Siza entre outros cinco arquitectos.
  • Setembro 2016 - Primeira Pedra numa Pedreira em Vila Viçosa com o Alto Patrocínio do Presidente da Republica .

 

Apoio

O projeto Primeira Pedra, apoiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas envolve um investimento elegível de 1.454 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 1.236 mil euros.

 

Outras notas

Primeira Pedra no facebook da Assimagra e da StonePT

 

Fonte: Assimagra

09/05/2016 , Por Célia Pinto