Acelerador de Investimento Portugal 2020

Antecipar a execução dos projetos para 2016

O Governo vai lançar uma majoração de 10% para empresas e municípios que antecipem para este ano os projectos com financiamento europeu, com início previsto apenas nos próximos anos.

A medida, de carácter excepcional e temporária, visa incentivar a execução e a antecipação do investimento para 2016 no âmbito do Portugal 2020, referiu o Ministério do Planeamento e Infraestruturas numa informação divulgada pela agência Lusa.

 

O executivo recorda que foi lançado o Plano 100, tendo já sido pagos 200 milhões de euros, tendo como objectivo até ao final do ano atingir os 450 milhões de euros, ou seja, 45% acima do nível atingido pelo QREN em ano homólogo.

 

SEMINÁRIOS

AVEIRO | 6 julho 2016 |  Apresentação do Acelerador de Investimento: Mais Incentivos para as Empresas e para os Municípios

O sessão contou com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, do Secretário de Estado do Investimento, João Vasconcelos, e do Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves. Estarão ainda presentes outros responsáveis regionais e representantes empresariais e será o primeiro-ministro, António Costa, a encerrar o seminário.  

Este Acelerador de Investimento Portugal 2020 destina-se aos investimentos contratados ou a contratar por empresas, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva do Portugal 2020, mas também por municípios, no âmbito dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e de Áreas de Reabilitação Urbana (PARU).

As empresas que adiantem para 2016 os projectos previstos para 2017 ou para os anos seguintes terão uma majoração de 10% sobre o investimento antecipado. Por outro lado, as que iniciarem os projectos previstos para este ano terão uma majoração de 7,5% sobre "o investimento concretizado em 2016 que exceda 50% do programado para esse ano".

Por sua vez, os municípios que iniciem o primeiro projecto (entre os integrados no PEDU e PARU) em 2016, com um mínimo de 15% de despesas de investimento, terão uma majoração de 10% no total desses planos contratados, que serve de dotação do concurso para a selecção das operações.

Por outro lado, caso avancem com o primeiro projecto no primeiro semestre de 2017, os municípios conseguem uma majoração de 7,5% dos planos contratados.

 

BRAGA | 14 julho 2016 | Associação Industrial do Minho | Acelerador de Investimento: para as empresas

A sessão conta com a presença do Senhor Secretario Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira e do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Neste Seminário, de cariz técnico,  serão apresentadas as medidas do  Acelerador de Investimento Portugal 2020 direccionadas paras a empresas , nomeadamente o novo concurso de apoio Projetos de Execução Rápida, e o mecanismo de majorações para os investimentos realizados em 2016, estando previsto um período para debate.

Consulte o Programa e proceda ao registo de participantes (até dia 13 de julho) na nossa  Agenda

 

LEIRIA | 19 julho 2016 |  NERLEIAcelerador de Investimento: para as empresas

A sessão conta com a presença do Senhor Secretario Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira e do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Neste Seminário, de cariz técnico,  serão apresentadas as medidas do  Acelerador de Investimento Portugal 2020 direccionadas paras a empresas , nomeadamente o novo concurso de apoio Projetos de Execução Rápida, e o mecanismo de majorações para os investimentos realizados em 2016, estando previsto um período para debate.

Consulte o Programa e proceda ao registo de participantes (até dia 18 de julho) na nossa  Agenda

 

 

 

 

 

 

13/07/2016 , Por Célia Pinto