Symington: produtores de vinho do Porto há cinco gerações

Conforme salientou aquando da visita ao setor vitivinícola no passado mês de janeiro, no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva refere que “o grupo Symington tem raízes consolidadas no setor dos vinhos e em particular nos Vinhos do Porto. Seguindo uma filosofia de gestão rigorosa, assentam na qualidade e na inovação as âncoras para o seu sucesso consistente ao longo dos anos.” Assinalou, ainda, que “a Symington é uma empresa moderna que demonstra uma clara orientação de marketing e de mercado enquanto procura constantemente inovar em processos e produtos sofisticados para consumidores exigentes que os procuram em mercados internacionais. Uma empresa de referência com uma gestão rigorosa e de extremo profissionalismo.”

 

Breve Histórico da Symington

A Symington Family Estates é o principal produtor de vinhos de Porto de categorias especiais, detendo as marcas Graham’s, Dow’s, Warre’s, Smith Woodhouse, Quinta do Vesuvio, Martinez, Gould Campbell e Quarles Harris. As vendas consolidadas das empresas de Vinho do Porto da família totalizam mais de um terço dos Vinhos do Porto de categorias especiais vendidos em todo o mundo.  Sete membros da família Symington trabalham nas empresas da família, seis da 13ª geração envolvida no comércio de Vinho do Porto, através da sua bisavó Beatrice Atkinson. Dos vinhedos do Douro ao processo de vinificação, envelhecimento e prova, há sempre um membro da família diretamente responsável por cada garrafa de Vinho do Porto produzida. O empenhamento da família nos seus vinhos é mais forte do que nunca após 350 anos, uma tradição inigualável no comércio do Vinho do Porto.  Além das Quintas detidas pelas empresas de Vinho do Porto da família, os Symington são ainda proprietários, individualmente, de um número considerável de quintas no vale do Douro. Cada membro da família possui quintas geridas por si, sendo as uvas fornecidas às empresas de Vinho do Porto da família. Esta dimensão de propriedade familiar vitícola é exclusiva dos Symington no sector do Vinho do Porto. Em nenhuma outra empresa de Vinho do Porto os sócios ou os proprietários possuem diretamente quintas, como é o caso dos Symington, afinal um reflexo da sua centenária dedicação ao Douro e aos seus vinhos.  Atualmente, o grupo Symington Family Estates e os membros individuais da família detêm 20 Quintas que, no seu conjunto, constituem a maior propriedade vinhateira do Douro. A família é coproprietária de uma magnífica 21ª propriedade vitícola, a Quinta de Perdiz (com Bruno Prats), uma das mais belas propriedades do vale do Rio Torto. A família possui ainda a concessão, por um período de 25 anos, da magnífica Quinta das Lages.

Reconhecimentos

Nas últimas décadas, a Symington Family Estates tem recebido um considerável número de prestigiosos prémios pelos seus vinhos do Porto, assim como também pelos seus vinhos Douro DOC. São poucas as empresas de vinhos no mundo que receberam um leque tão alargado de distinções.

Estas distinções não incluem apenas as medalhas e troféus recebidos nos mais importantes e conceituados concursos internacionais de vinhos, mas sim e também os prémios que reconheceram a empresa como um todo e aos enólogos da família.

São um reconhecimento do investimento que a família continua a realizar nas suas vinhas e adegas no Douro.

Alguns dos prémios mais importantes recebidos nos últimos anos

  • Wine Spectator: Vinho do Ano 2014
  • Concursos Internacionais de Vinho de 2015
  • International Wine & Spirits Competition: Produtor Português do Ano 2013
  • Decanter Personalidade do Ano 2012: Paul Symington
  • Enólogo do Ano – Vinhos Fortificados (Peter e Charles Symington)
  • Viticultura do Ano 2012

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.

 

Links

Roteiro do vinho: http://issuu.com/compete2020comunicacao/docs/2015-01-19-roteiro-proj-compete2020

Site: http://www.symington.com/

11/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor