Taylor´s: a aposta constante na inovação, qualidade e orientação de mercado

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva visitou, no passado mês de janeiro, esta empresa e realça que a “Taylor´s aposta na constante inovação, qualidade e orientação de mercado na oferta de um modelo integrado de criação de valor que trabalha muito bem todos os aspetos da cadeia do mesmo.” Aliás, o presidente do COMPETE 2020 acrescenta que “esta filosofia integrada de gestão permite-lhe um enfoque em experiências de consumo integrado em que o vinho é elemento central e âncora de projetos de grande amplitude, incluindo a hotelaria, o enoturismo, um museu do vinho e da cortiça num polo turístico que certamente transformará o “waterfront” de Gaia e que servirá de referencial turístico a outros polos de atração em setores de atividade relacionados ou não.”

 

Breve Histórico da Taylor´s

Para muitos, a Taylor’s é a mais ilustre casa produtora de vinhos do Porto e beber os seus vinhos constitui a mais sublime das experiências. 

Criada há mais de três séculos, em 1692, a Taylor’s é uma das mais antigas casas de comércio do vinho do Porto que se dedica exclusivamente à produção de vinho do Porto e, especialmente, aos seus melhores estilos.

Acima de tudo, a Taylor’s é uma empresa independente na qual alguns membros da família desempenham papéis de liderança em todas as áreas de atividade. A longa e ininterrupta tradição familiar da empresa permitiu dar continuidade e clareza de missão, ambos atributos essenciais de qualquer grande casa de vinho do Porto. Permitiu ainda aprimorar as habilidades e conhecimentos necessários para produzir os melhores Portos, sendo estes constantemente refinados à luz da experiência que é passada de geração em geração.

A Taylor’s também é respeitada como um produtor de vinhos do Porto envelhecidos em madeira e detém uma das maiores reservas de vinhos raros envelhecidos em casco, da qual se destacam os distintos vinhos do Porto Tawny de idade. A casa também é conhecida como a criadora do LBV (Late Bottled Vintage), um estilo no qual a empresa foi pioneira e do qual continua a ser o principal produtor.

As sucessivas gerações, com a sua experiência, têm-se empenhado em apurar os conhecimentos e a capacidade de produzir vinhos do Porto cada vez melhores.

Sediada no Porto e na região do Douro, a empresa está envolvida em todas as fases da produção dos seus vinhos do Porto, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos lotes de vinhos. O compromisso da família para o futuro do vinho do Porto é demonstrado na sua dedicação com vista a atingir os mais altos padrões na produção de vinho do Porto, no seu investimento sustentado em todas as áreas de operação da empresa e, por fim, na sua determinação em preservar o ambiente único da região do Douro através da promoção de uma viticultura sustentável e responsável.

. Filosofia

Desde a sua fundação em 1692, que a Taylor’s se dedica a fazer o melhor vinho do Porto.

Esta casa continua absolutamente dedicada à produção de vinhos do Porto e especializada em criar os seus melhores estilos. Ao contrário da maioria dos outros produtores, a Taylor’s não comercializa qualquer outro vinho que não seja vinho do Porto.

A Taylor’s tem o compromisso de permanecer independente.A independência garante a continuidade de propósito necessário para fazer vinhos de qualidade e de caráter. Esta empresa também conserva uma herança inestimável de experiência e capacidade transmitida através das gerações há mais de três séculos. 

A independência da Taylor´s também contribui para a proteção do seu futuro como produtor dos melhores vinhos do Porto, permitindo-lhe tomar decisões e fazer investimentos que estão mais de acordo com os interesses a longo prazo da empresa e das futuras gerações.

O caráter independente da empresa também ajuda a nutrir os relacionamentos pessoais que estão no coração do negócio dos melhores vinhos, como o são as parcerias da empresa estabelecidas durante tanto tempo com os seus fornecedores de uva e com os seus clientes por todo o mundo. Mais ainda, este caráter ajuda a fortalecer o vínculo da empresa com aqueles que apreciam e desfrutam de bons vinhos e cuja lealdade constitui o bem mais importante das empresas.

Como uma empresa independente cujo sucesso é inseparável do sucesso da própria região do Douro, a Taylor’s continua empenhada em proteger esta bela região praticando uma viticultura que é economicamente e ambientalmente sustentável. O futuro do Vale do Douro e do seu ambiente único é também o futuro do vinho do Porto, um dos grandes vinhos clássicos do mundo e uma parte insubstituível do património da humanidade.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

Esta visita inseriu-se na iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, dedicada à fileira vitivinícola.

Com a duração de uma semana, esta iniciativa incluiu a visita a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.  

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, esta visita ao sector do vinho, pretende “aproximar este Programa das empresas, com a consciência que os instrumentos económicos ao serviço destas devem contribuir para orientar a economia portuguesa na filosofia de criação e agregação de valor a produtos e serviços inovadores, baseada num entendimento absoluto do ambiente competitivo em mercados internacionais sofisticados, procurando refletir a sua heterogeneidade e especificidades.”

 

Links

Roteiro do vinho: http://issuu.com/compete2020comunicacao/docs/2015-01-19-roteiro-proj-compete2020

Site: http://www.taylor.pt/pt/

Facebook: https://www.facebook.com/taylors.port.wine/

11/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor