Projeto Vales Simplificado

Para se diferenciarem em mercados cada vez mais competitivos e globais, as organizações, mais do que investirem em ativos tangíveis, necessitam de investir em áreas que lhes possibilitem internacionalizarem-se e/ou adquirirem knowhow num certo processo e/ou certificarem-se em vários domínios, iniciarem-se na economia digital, etc.

As empresas podem muitas vezes adquirir estas competências e desenvolve-las internamente, sendo economicamente mais sustentável adquiri-los a especialistas externos, quando são necessários.

Os Vales de investimento visam apoiar o investimento das PME's em atividades imateriais e normalmente relacionadas com a consultoria especializada em áreas variadas.

No âmbito do Portugal 2020, esta medida dos Vales de Investimento, dirigidos às PME's, aparece agora em quatro modalidades:

- Vale Inovação (consultoria de gestão; assistência tecnológica; consultoria na área da economia digital; consultoria na área da propriedade intelectual e industrial; consultoria relativa à certificação); - Vale ID&T (consultoria em atividades de ID&T; aquisição de serviços de transferência de tecnologia); - Vale Empreendedorismo (elaboração do plano de negócios; consultoria na área da economia digital); - Vale Internacionalização (estudos de caracterização de mercados; aquisição de informação e consultoria específica; deslocações, alojamento, aluguer de espaços e equipamentos, decoração de espaços promocionais, serviços de tradução associados a ações de prospecção realizados em mercados externos).

Na prática, qualquer destas modalidades consistem na possibilidade de serem apoiados investimentos a realizar por PME's, naquelas vertentes e que normalmente se consubstanciam na aquisição de serviços e/ou informação indispensável à realização de investigação ou inovação nas empresas, lançar um projeto de empreendedorismo, internacionalizar um negócio, etc.

Tal como no QCA anterior a candidatura é realizada através da internet e concretiza- se de um modo simplificado e sem grandes exigências de informação ou documentação.

Os projetos têm um limite de despesa elegível (20.000 €) e podem ser objeto de apoio através de subsídio não reembolsável até 75% da despesa elegível.

Na plataforma do Portugal 2020 existe informação acerca das empresas acreditadas para poderem prestar os serviços necessários e a quem podem ser solicitados os orçamentos para o efeito, dentro da área de especialização de cada uma. Este programa dos Vales para investimento abrange todos os setores de atividade e geograficamente, cobre todas as áreas suscetíveis de serem apoiadas no Portugal 2020.

Relativamente às candidaturas concretizam-se por fases mas, face aos calendários que estão já publicados pode-se dizer que, pelo menos em 2015, há fases de candidatura em aberto praticamente em continuo.

Fonte: Diário de Viseu

24/07/2015 , Por COMPETE 2020