Veeco | Veículo Electríco de Elevada Eficiência

O Veeco é o "primeiro automóvel desportivo" totalmente feito em Portugal e no início de 2016 deverá começar a ser comercializado a partir de Vila Nova de Gaia onde se irá instalar a linha de montagem. Veja o vídeo.

"É indicado para todos os que têm necessidade de utilizar carro para percursos diários não muito longos", contou João Oliveira, mentor do Veeco. O veículo esteve exposto em Vila Nova de Gaia, no âmbito de uma iniciativa de promoção da sustentabilidade energética.

O projeto para o desenvolvimento daquele veículo elétrico de três rodas arrancou em 2009, com apoio de fundos comunitários, tendo contado com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a fábrica Fibrauto de Vila Nova de Gaia.

As três rodas, explicou o responsável, "permitem uma maior eficiência energética", o que, salientou, é "fundamental num carro elétrico".

Este "reverse trike", ou triciclo invertido (porque as duas rodas estão à frente) tem dois lugares, portas de abertura vertical, autonomia de 400 quilómetros com uma carga de bateria, consumo de 09/10 quilowatts por hora aos 100 quilómetros por hora e pode ser carregado "durante a noite numa ficha normal monofásica como as lá de casa".

Feito "100% em Portugal", e com um investimento total a rondar os dois milhões de euros, o Veeco foi desenvolvido na VE no Entroncamento, o chassis vem da NCP de Aveiro e a carroçaria foi feita em Gaia, na Fibrauto.

É precisamente a Fibrauto, em Serzedo, que se prepara para acolher a linha de montagem do Veeco cuja comercialização deverá arrancar no início do próximo ano, com três versões diferentes e preços a oscilar entre os 23 mil e os 25 mil euros.

"O protótipo já foi homologado e estamos a iniciar uma série de 10 carros que ainda não são para comercializar mas que seguirão para os parceiros do projeto", adiantou o responsável da VE - Fabricação de Veículos de Tração Elétrica onde tudo começou.

Atualmente com 50 trabalhadores, com este projeto a Fibrauto, em Gaia há já 18 anos, pensa criar mais 20 postos de trabalho, adiantou Arlindo Santos, gerente da empresa.

 

VEECO

É o primeiro carro eléctrico desportivo português. Tem apenas três rodas, mas acelera até aos 160 km/h e pode ter uma autonomia de 400 km. O Veeco RT é um reverse trike, ou seja, um triciclo invertido, com duas rodas à frente e uma roda motriz na traseira e um desenho em forma de gota, para melhorar a eficiência aerodinâmica. A designação resulta da junção de VE e ECO, a empresa responsável pela sua construção e a designação ecológica.

O primeiro desportivo eléctrico português nasceu de um projecto de investigação da responsabilidade da VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, em parceria com o ISEL e financiado pelo Compete no âmbito de Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento.

Envolvendo um investimento total de 1,7 milhões de euros, correspondendo a 1,2 milhões de euros de incentivo FEDER, o Veeco é um projecto de  investigação e desenvolvimento tecnológico (concepção, desenvolvimento, construção de protótipos, testes e melhoramentos necessários) de um veículo de tracção eléctrica de alta eficiência, numa tipologia de 2 lugares (roadster/coupé) de linhas desportivas, que recorre à optimização da eficiência global como meio para  reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia.

Fonte: Jornal de Notícias

23/07/2015 , Por Célia Pinto