Presidente do COMPETE 2020 visita empresas do setor do calçado

O Presidente do COMPETE 2020 visitou, nos dias 21 e 22 de outubro, o cluster de calçado. No périplo pela indústria mais sexy da Europa (slogan da campanha de imagem em curso com o apoio do COMPETE 2020), visitou três empresas de referência - o grupo Kyaia (marcas Fly London e Foreva) em Guimarães e Paredes de Coura, Carlos Santos em S. João da Madeira e Luís Onofre em Oliveira de Azeméis. A visita envolveu também o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, parceiro fundamental numa indústria que aposta fortemente na inovação e na transferência de tecnologia.

Os sapatos made in Portugal estão actualmente presentes em 152 países e as marcas portuguesas transformaram o sapato nacional no segundo mais caro do mundo.

Uma estratégia que os instrumentos de apoio do COMPETE 2020 querem alavancar e disseminar.

No mais recente Plano Estratégico da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos), FOOTure2020, o sector do calçado assumiu como grande objetivo para a próxima década, “ser a referência internacional da indústria de calçado, pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação”.

Para isso, deverá investir, até 2020, 160 milhões de euros nos domínios da inovação, internacionalização e qualificação. Do ponto de vista estratégico, a indústria portuguesa de calçado deverá reforçar a aposta numa matriz que não só reforçou a capacidade competitiva das empresas no plano internacional, como se alicerçou num forte investimento em I&D e na qualificação dos seus profissionais.

 

17/11/2015 , Por Paula Ascenção
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