E no Douro recomeça a viagem ao lado de quem cria Valor

No contexto da iniciativa “Compete 2020 ao lado de quem cria valor” , o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou no dia 25 de janeiro uma visita de uma semana a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.

De acordo com dados do INE, o setor em questão tem apresentado um crescimento contínuo nos mercados externos. As exportações situaram-se em quase 730 milhões de euros em 2014, face a 582 milhões contabilizados em 2009, originado um aumento significativo do superavit da balança comercial do setor. Os mercados da União Europeia representam mais de 50% das vendas ao exterior, sobressaindo França e Reino Unido como os principais destinos.

No período em análise, mais de 98% das exportações de vinhos centraram-se no conjunto dos chamados Vinhos Comuns e do Vinho do Porto, sendo que as exportações dos Vinhos Comuns aumentaram à taxa média anual de +9,8%, enquanto as do vinho do Porto cresceram em valor entre 2009 e 2013 à taxa média anual de +1,0%.

O COMPETE 2020 acredita que a capacidade de crescimento e expansão das empresas deste setor passa pelo reforço na aposta da inovação, na diferenciação e essencialmente pela capacidade de colocação dos seus produtos nos mercados externos, tirando partido da elevada aceitação dos vinhos portugueses, no mercado internacional e do maior poder de compra dos mercados de destino.

O COMPETE 2020 afirma o seu slogan “Ao lado de quem cria valor” e apoia empresas e projetos cuja visão estratégica assenta numa arquitetura de diferenciais competitivos sustentáveis, quer a montante na cadeia de valor através da excelência de processos e produtos dificilmente replicáveis, quer a jusante numa orientação clara de mercado e entendimento dinâmico de requisitos de consumidores sofisticados com origem em mercados de forte poder aquisitivo que demonstram apetência por ofertas de elevado valor agregado e pelas quais estão dispostos a pagar prémios de preço.  “ (Rui Vinhas da Silva , Presidente do COMPETE 2020).

25/01/2016 , Por Paula Ascenção
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020