Woodone investe na construção de nova fábrica e aposta em tecnologia de ponta

Com o apoio do COMPETE 2020, esta empresa de mobiliário de escritório, geriátrico, hospitalar, escolar e de hotelaria prepara-se para crescer: seja pela aposta em novos segmentos de mercado como o hoteleiro e mobiliário de escritório metálico; como pela conquista de novos mercados, nomeadamente o Kuwait, Qatar, Argélia e Chile.

 

1. Síntese

Já esteve prestes a falir, mas com o apoio dos Fundos da União Europeia através do QREN 2007-2013 a Wood One, empresa de mobiliário de escritório, geriátrico, hospitalar, escolar e de hotelaria de Lordelo, Paredes, é a primeira no mundo a trabalhar apenas com a energia solar. Foram colocados 1485 painéis solares que produzem, cada um, cerca de 400 kilowatts por hora, o que faz da Woodone a primeira indústria a nível mundial a depender apenas de si para laborar.

Mal abriram as candidaturas do Portugal 2020, a Woodone já tinha a candidatura preparada ao COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e foi das primeiras a serem aprovadas: desta vez, perto de 5 milhões de euros foram investidos na construção das novas instalações, na compra de máquinas de última geração e na contratação de mais três dezenas de funcionários. 

Com este projeto a empresa definiu um conjunto de medidas conducentes a uma alteração global ao seu processo de produção, incluindo a fabricação de novos bens de elevado valor acrescentado, nas instalações da nova unidade fabril, definindo um layout industrial por forma a reduzir custos operacionais, minimizar a manipulação de materiais e lead time do processo e fomentando a proximidade entre os vários departamentos. Este plano de investimentos dotará a empresa duma habilidade de desenvolvimento de competências e capacidades, proporcionadas pela inovação dos atuais e novos produtos, dos serviços, dos processos e do seu modelo organizacional. 

Para a Woodone - Mobiliário, S.A. tornou-se imprescendível adaptar o sistema produtivo às exigências impostas por novos mercados - decorrentes do processo de internacionalização – e ao alargamento do portfólio aos segmentos hoteleiro e mobiliário de escritório metálico.

Assim, comprometidos com o processo de afirmação nos mercados internacionais onde já atua (Angola, Cabo Verde, França, Reino Unido, Venezuela, etc) e decididos a alargar o raio de atuação a mercados como (Kuwait, Qatar, Argélia, Chile, etc.) urge o investimento numa reestruturação interna do processo produtivo assente numa clara automatização e upgrade tecnológico tornando os nossos processos de gestão de produção decididamente modernos e eficazes.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

> Sistema de Incentivos à Inovação

Apoiado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, o projeto da Woodone – Mobiliário S.A. envolveu um investimento elegível de 4.7 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 3.3 mil euros.

> Testemunho de Manuel Luís Coelho Martins, CEO da Woodone, Mobiliário S.A.

Para a Woodone até ao presente momento, o COMPETE 2020, através do apoio ao nosso projeto no âmbito da tipologia de intervenção - Inovação produtiva, tem-se demonstrado um apoio no reforço da nossa estratégia de capacitação de atuação no mercado nacional e internacional, aumentando a nossa competitividade e elevando os padrões do setor do mobiliário nacional."

 

 

3. Descrição do projeto

3.1 Enquadramento

Na fase de pré-projecto foram analisadas as fases do processo de produção, o que permitiu uma caracterização aprofundada das especificidades do processo e a identificação das oportunidades de melhoria. Concluiu-se que o processo de produção e de inovação da empresa estava estrangulado fruto de um conjunto de fatores que urgia corrigir: número de máquinas insuficiente e de baixo nível tecnológico; insuficiente capacidade produtiva instalada; insuficiente automação de processos e consequentes perdas de produtividade e de tempo; demasiada exposição ao erro humano e consequente aumento dos custos da qualidade e elevado desperdício de matérias-primas; layout industrial desajustado e incapaz de reduzir custos operacionais, deslocações e perda de tempo. 

3.2 Âmbito

Tornou-se evidente para a Woodone - Mobiliário, S.A. a necessidade de repensar e reestruturar o processo produtivo de forma a obter progressos em indicadores críticos de desempenho, pelo que o projeto enquadra-se nas seguintes tipologias: •    Diversificação da produção.  •    Alteração do processo global de produção.

Foram implementadas diversas medidas, nomeadamente: 

  • um novo pensamento organizacional, assente na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade e de um Plano estratégico de Marketing Inbound, como catalisadores da inovação.  •    criação de um Gabinete Técnico - cérebro da unidade de produção - que alimenta o parque de máquinas através de projetos, planeados e produzidos por desenho assistido por computador através das mais modernas técnicas de design industrial. 
  • modernização da linha de produção com a aquisição de um conjunto de máquinas totalmente automatizadas e tecnologicamente de ponta.
  • obras de remodelação do novo edifício fabril adquirido no concelho vizinho de Paredes, com uma localização geoestratégica privilegiada. 
  • colmatar os pontos fracos existentes na empresa, tendo por base o objetivo de munir a empresa com uma maior capacidade de produzir novos artigos de maior grau de complexidade de fabrico e, por conseguinte, de maior valor acrescentado. 
  • ao nível da linha de embalamento dos produtos foram adquiridos equipamentos que garantam uma total qualidade ao nível do isolamento do produto, permitindo uma redução de custos com as reclamações, não ser necessário recorrer ao outsourcing e ter capacidade de embalar à medida que o produto é produzido. Este sistema permite que a embalagem seja a imagem e a marca da fábrica à chegada ao cliente, o que se torna fundamental nas exportações.

3.3 Tipos de Inovação propostos

  • de Processo

Automação e flexibilização do sistema produtivo, constatável pela aquisição de um conjunto de máquinas e Software e que permitirá a entrada da empresa nos segmentos de mercado do mobiliário de escritório metálico e hoteleiro.

  • do Produto

Introdução e produção de um bem novo de maior valor acrescentado (mobiliário de escritório metálico e mobiliário hoteleiro) no portfólio da Woodone - Mobiliário, S.A..

  • organizacional 

Implementação de novos métodos para a organização e procedimentos para a condução do trabalho, através por exemplo, da introdução de sistemas de gestão da produção, tais como Sistema de Gestão da Qualidade que visa um upgrade do desempenho da empresa por meio da redução de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho (e assim a produtividade do trabalho). 

  • de marketing 

Conceção e implementação de um Plano de Marketing, que inclui uma estratégia de Inbound Marketing, que consiste na criação e partilha de de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online e investimentos em website design ou otimização de motores de busca. 

 

3.4 Breve histórico da empresa

A Woodone – Mobiliários S.A. é uma empresa especializada na Produção, Fabrico, comércio, e exportação de mobiliário, designadamente para bibliotecas, infantários, escolas, teatros e auditórios, cujo início de atividade remonta à década de 1940. Partindo de uma estrutura familiar e de uma base de implantação local, a empresa protagonizou, sobretudo na última década, um crescimento regular e sustentado que lhe permitiu assumir-se como empresa de âmbito nacional capaz de responder aos mais ousados e diversificados desafios de mercado. Ao longo de todos estes anos a empresa foi evoluindo em termos produtivos e portfólio de produtos alargando a sua atividade produtiva ao mobiliário de biblioteca, escritório e hotelaria. Em 2008 a empresa foi adquirida tendo a nova equipa de gestão iniciado uma nova fase que implicou uma reorganização estratégica, levando a mudanças estruturais, assumindo-se a necessidade de uma administração mais estratégica da empresa permeando, em todos os níveis da organização, a consciência de que a WOODONE deve viver em função de um pensamento estratégico e não em função de negócios isolados, de oportunidades. 

A Woodone – Mobiliários S.A tem na sua génese uma constante procura por novas oportunidades de negócio, desenvolvendo diversas medidas que possibilitem explorá-las. Através da sua capacidade de inovação e da certificação de produtos, a empresa quer fortalecer ainda mais a sua posição competitiva, aperfeiçoar os processos produtivos e ampliar a sua carteira de produtos, posicionando-se como produtora e prestadora de serviços de alta qualidade e elevado valor acrescentado. A internacionalização assume hoje o papel central na definição estratégica de todo o grupo. Foram já realizadas várias visitas a diversos mercados, com particular incidência no Médio Oriente e Africa e América do Sul, com o objetivo de ter uma forte presença global. 

 

4. Links

Website

 

Imagem: Igor Martins/Global Images

20/06/2016 , Por Cátia Silva Pinto