A inovação nos espaços em que habitamos - um desafio para os setores da construção e dos materiais.

Num contexto de recessão num setor fortemente empregador, as empresas de construção e as empresas de materiais procuram a vantagem competitiva através da diferenciação . A aposta no I&I com o apoio do COMPETE 2020 tem apresentado soluções que distinguem algumas dessas empresas entre os melhores players do setor.

Nesta edição da Newsletter vamos apresentar alguns projetos,no âmbito mais amplo do habitat, que mostram como é que as empresas nacionais procuram conquistar vantagens competitivas num contexto de recessão do investimento em infraestruturas e em edificação, começando por pensar o espaço edificado de forma sinérgica e colaborativa.

O diagnóstico global efectuado no âmbito da ENEI mostra que há em Portugal uma capacidade de desenvolvimento de produtos da construção com bom potencial ecológico e modelos de negócio de base científica e tecnológica, especialmente com incorporação e valorização de resíduos de outros sectores, tais como minas e pedreiras. Neste contexto, destaca-se a capacidade existente e fundamental em diferenciar os nossos produtos através da eco-inovação (inovação centrada na sustentabilidade em materiais, produtos, serviços, e soluções integradas).

 

O HOME ZERO tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias e sistemas inovadores na área da construção, que impulsionem a sustentabilidade e a independência das redes de abastecimento de energia elétrica externa, através da utilização da gestão centralizada inteligente,da utilização de sistemas de produção de energia renovável local e através de sistemas de armazenamento de energia, associados a soluções construtivas e arquitetónicas que otimizem a eficiência energética, traduzindo-se num balanço energético muito próximo do zero (NZEB).

O projeto é promovido pela Dreamdomus em co-promoção com a Magnum Cap – Electrical Power Solutions, lda e a Universidade do Porto.

 

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto acCEpt CE marking visa a conceção e operacionalização de uma Plataforma que apoie os fabricantes do sector da construção no processo de marcação CE dos seus produtos e, consequentemente, potencie a colocação de produtos inovadores no mercado europeu.

Promovido pelo ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade), o projeto pretende aumentar o número de fabricantes despertos para a importância da marcação CE com vista à disponibilização no mercado de produtos de valor acrescentado, tornando-os transacionáveis e internacionalizáveis.

 

O projeto Inovwall pretende desenvolver uma tecnologia de produção inovadora para um novo sistema de parede pétrea modular multifuncional. Esta investigação tem por finalidade validar do ponto de vista tecnológico a sua utilização no mercado da construção, permitindo evidenciar uma alteração significativa do paradigma atual que envolve a construção utilizando pedra natural. O projeto Inovwall é liderado pela Solancis e tem como copromotores, o ITECONS, a Frontwave e a UDRA.

21/11/2016 , Por Paula Ascenção