PME do Norte com maiores apoios à qualificação e internacionalização

Com estes projetos, apoiados no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete 2020) e programas regionais, espera-se que sejam criados 282 postos de trabalho e um aumento de volume de negócios internacionais na ordem dos 2.155 milhões de euros.

Os dados, disponibilizados pelo Compete 2020 e a que a Lusa teve acesso, indicam que a indústria é o setor de atividade com mais projetos apoiados pelos dois sistemas de incentivo, com a "fabricação de artigos de borracha e matérias plásticas" como área com mais investimento captado, num total de 47,4 milhões de euros.

 Seguem-se a fabricação de produtos metálicos (com 23,9 milhões de euros) e o fabrico de mobiliário e colchões (com 21,8 milhões de euros), fabrico de máquinas e equipamentos (com 20,8 milhões de euros), indústria do vestuário (18,5 milhões de euros) e têxteis (18,3 milhões de euros).

 Os projetos elegíveis considerados dizem respeito maioritariamente a micro e pequenas empresas em busca de conhecimentos de mercados externos, prospeção e presença em mercados internacionais, inovação organizacional e gestão, economia digital e tecnologias de informação.

 Já os mercados alvo das empresas envolvidas são maioritariamente a União Europeia, os PALOP e a América do Norte, Centra e Sul, excluindo o Brasil.

 No âmbito dos dois concursos, as 344 microempresas que viram projetos aprovados terão um incentivo de 41 milhões de euros, as 431 pequenas empresas recebem 58,9 milhões de euros e as 274 médias empresas arrecadaram 48,2 milhões de euros.

 No total foram apresentadas 1.491 candidaturas, 1.079 para o concurso vocacionado para a internacionalização e 421 destinado à qualificação de PME, tendo sido dado parecer elegível a 1.049 projetos.

 O concurso para atribuição de incentivos para internacionalização das PME, lançado a 30 de março com uma dotação inicial de 53 milhões de euros, visou "promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora".

 Já o concurso de apoio à qualificação das empresas, lançado no mesmo dia com 40 milhões de euros, visava apoiar PME que procurassem promover a sua competitividade e a sua capacidade de resposta no mercado global.

 A lista das empresas com operações aprovadas será publicada nos respetivos sites das Autoridades de Gestão depois de terminado o prazo de notificação aos promotores, ou seja, após 07 de setembro de 2015.

 

Fonte : Diário Digital com Lusa

Nota : foi corrigido o número de postos de trabalho que na notícia original consta como 289. 

20/08/2015 , Por Paula Ascenção