Relatório de Atividades da Autoridade de Gestão do COMPETE 2020

O Relatório de Atividades tem como objetivo apresentar a atividade anual desenvolvida pelo Compete 2020 (C2020) em cumprimento da sua missão, no quadro das orientações que lhe foram estabelecidas. Trata-se, pois, de um instrumento de retrospetiva que serve para fazer o balanço do ano, descrevendo as atividades realizadas em prol dos objetivos previamente traçados, que, de algum modo, representam os principais conteúdos funcionais que decorrem da missão desta Autoridade de Gestão e dando a conhecer os resultados alcançados.

Sendo um instrumento de gestão que procura evidenciar os vários recursos utilizados e os fatores que contribuíram para os resultados em função dos objetivos estabelecidos, consubstancia uma análise essencial para a reflexão da organização sobre os seus pontos fortes, no sentido da sua maximização, mas também as suas debilidades, o que permite um autoconhecimento que favorece a melhoria contínua. Neste ano de 2018, a atividade da AG centrou-se, sobretudo, na produção e lançamento de Avisos, no desenvolvimento dos pareceres técnicos que dão origem à tomada de decisão de aprovação das operações, ou das suas alterações, bem como, na emissão de Ordens de Pagamento.

Fez também parte da atividade da AG, a realização de supervisões, auditorias e reperformances.

A AG consagrou um esforço particular ao desenvolvimento do S.I., através do desenvolvimento de Formulários e de novas versões das Ferramentas que disponibilizou.

A produção de Newsletters e a gestão das Redes Sociais e a observação dos seus Seguidores, foi também relevante na atividade da AG neste ano. A pensar no futuro e procurando simplificar processos, foram desenvolvidas e implementadas Medidas de inovação.

Destaca-se o papel de liderança da AG na rede de sistemas de incentivos, onde se tem vindo a desenvolver instrumentos das políticas públicas de dinamização económica, que são executados através deste Programa Operacional, mas também pela via dos Programas Operacionais Regionais. Destaca-se, ainda, a participação da AG no projeto INNO Provement, onde promove a partilha de experiências e de boas práticas na implementação de políticas conducentes ao desenvolvimento da Industria 4.0 (i4.0) não só junto dos parceiros do projeto, mas também, através da divulgação de informação sobre este assunto ao nível europeu.

06/08/2019 , Por COMPETE 2020