O projeto InnoProvement tem como objetivo melhorar os Instrumentos de Política Pública das PME visando as atividades de inovação e adaptá-las aos requisitos estabelecidos pela I4.0.  Este objetivo geral aumentará a participação e o número de PMEs que implementam com sucesso projetos de inovação relacionados com a I4.0 nas regiões e países dos parceiros, nos quais se incluí o COMPETE 2020.

A Indústria 4.0 (I4.0) afeta as atividades de inovação de empresas em toda a Europa numa extensão cada vez mais dinâmica. Deixar de entregar a produção ou a prestação de serviços às lógicas da I4.0 resulta na perda de clientes e mercados. O projeto InnoProvement pretende apoiar as PMEs a enfrentar melhor os desafios que esse novo paradigma impõe para aumentar a sua competitividade. A experiência dos parceiros sugere que os instrumentos de política (PIs) voltados para a inovação de PMEs convergem  para apoiar eficientemente os projetos relacionados com  I4.0.

Com 8 parceiros de 5 regiões, o projeto InnoProvement visa melhorar os intrumentos de política pública de apoio às PME, visando atividades inovadoras e adaptando-as aos requisitos estabelecidos pela I4.0. Este objectivo global aumentará a quota e o número de PME que implementam com sucesso projectos de inovação relacionados com I4.0 nas regiões e países parceiros. O projeto responderá a 7 questões temáticas :

 

1. Inovação no desenvolvimento de software;

2. Eficácia do dinheiro público usado para apoiar a  R&D industrial em I4.0;

3. Introduzir a  I4.0 nas indústrias tradicionais;

4. Definição de iniciativas de políticas públicas I4.0;

5. Ajustar concursos ou call para os requisitos da I4.0;

6. Desenvolver metodologias de avaliação de preços de mercado;

7. Definição de uma matriz de avaliação de maturidade da I4.0.

 A partilha de boas práticas transferíveis em torno destas 7 questões temáticas será central entre as atividades do projeto. Usando os resultados, os parceiros elaborarão planos de ação para melhorar seus instrumentos de política com implicações na gestão dos instrumentos.

A composição da parceria contribui para a durabilidade dos resultados do projeto, uma vez que os 7 planos de ação serão elaborados pelos agentes diretamente responsáveis ​​pela gestão dos instrumentos de política  abordados. 

 

 

Saiba mais em : Inno Provement 

 

 

11/03/2019 , Por COMPETE 2020