Projeto ReStoragePear

 

Identificação do problema

A pêra Rocha é uma variedade de pêra Portuguesa, com Denominação de Origem Protegida (DOP), sendo que em Portugal se produz cerca de 200-230 mil toneladas por ano. Em condições de baixa temperatura e atmosfera normal, a pêra Rocha pode ser armazenada não mais que 3-4 meses quando os frutos se tornam sensíveis a problemas fisiológicos como o escaldão superficial e o acastanhamento interno e pode perder a sua capacidade de maturação, mantendo-se firme e seca e incapaz de chegar a uma textura suculenta e aroma agradável, com qualidade satisfatória para o consumo. O recurso a atmosfera controlada permite prolongar o armazenamento da pera Rocha mas não evita a incidência destas desordens, principalmente quando os frutos são retirados das condições em que estão para entrar nos circuitos de distribuição.

O setor da pêra Rocha lida com o difícil desafio levantado pela proibição da União Europeia do uso do antioxidante "difenilamina" (DPA). Sem esse antioxidante, a conservação da pera Rocha armazenada (e de algumas variedades de maçãs produzidas em Portugal) é reduzida para três meses, altura em que os sintomas de alteração visual dos frutos são mais prováveis de acontecer.

Estas desordens fisiológicas afetam a qualidade pós-colheita da pêra, e são caracterizadas por manchas escuras na pele e na polpa do fruto, afetando a aparência, o sabor, a textura e o aroma impedindo a sua comercialização.

Conscientes do problema identificado anteriormente, a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval COOPVAL, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Universidade de Aveiro (UA) formaram um consórcio onde se propõem a dar uma resposta a esta clara oportunidade de mercado, através da investigação e desenvolvimento de um projeto inovador – o ReStoragePear.

 

Projeto

O projeto “ReStoragePear - Desenvolvimento de estratégias na prevenção do escaldão superficial e acastanhamento interno na pêra Rocha e garantia da qualidade no armazenamento de longo prazo” pretende desenvolver estratégias para reduzir a incidência de escaldão superficial e acastanhamento interno nas peras e maçãs, e assegurar a qualidade dos frutos durante o armazenamento de longo prazo, tendo como principais objetivos:

  1. Obtenção de extratos a partir de subprodutos de pera e maçã, enriquecidos com compostos fenólicos, ácido ursólico e ácido oleanólico, com propriedades antioxidantes, para a utilização no controlo de escaldão superficial e acastanhamento no interior da pêra Rocha;
  2. Incorporar compostos bioativos com atividades antioxidantes;
  3. Desenvolver novas soluções com base em compostos ou extratos comerciais com capacidade antioxidante evidente;
  4. Combinar sinergicamente as formulações desenvolvidas e as condições de armazenamento (atmosfera modificada, refrigeração) já implementadas pela empresa;
  5. Desenvolver protótipos com as melhores formulações.

Pesquisar e estudar o composto DPA, na sua estrutura e mecanismo de ação, permitirá, um conhecimento no desenvolvimento e otimização de moléculas alternativas, naturais e/ou sintéticas, ou extratos naturais e do seu modo de aplicação, de forma a poderem desempenhar um papel similar no controlo das desordens fisiológicas nos frutos.

A identificação, caracterização e extração de extratos/compostos bioativos ou produtos da sua modificação, que podem satisfazer as especificações exigidas, e a sua incorporação em formulações otimizadas será uma das estratégias para a avaliação do impacto dos mesmos como agentes antioxidantes e preventivos de desordens fisiológicas e efeito na qualidade sensorial e nutricional dos frutos.

A COOPVAL procura garantir a qualidade do fruto, para exportação e para distribuição nacional, e ir ao encontro dos consumidores nacionais de forma a disponibilizar pera Rocha ao longo do ano, através do prolongamento do armazenamento sem que haja comprometimento da qualidade

 

A pêra Rocha

A pêra Rocha é uma variedade exclusiva de Portugal, estando o sucesso desta variedade atribuído à sua elevada qualidade organolética e nutricional, características valorizadas não só em Portugal mas também noutros países, nomeadamente Inglaterra, Brasil, Canadá e França, relevantes importadores de pêra Rocha.

Para além do aspeto, sabor e textura agradáveis, a pêra Rocha é uma fonte de fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam o processo de digestão, uma excelente fonte de potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A e C e do complexo B.

Este fruto ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, assim como no tratamento da hipertensão, sendo considerada um ótimo diurético. A casca desta fruta é rica em flavonoides e ácido fenólico, dois antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, protegendo contra o aparecimento de doenças crónicas e contra o envelhecimento.

 

 

Apoio

O projeto ReStoragePear foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Empresarial na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 572 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 404 mil euros.

 

Equipa

Para a implementação do projeto estabeleceu-se um consórcio com uma metodologia que comporta atividades de investigação e desenvolvimento industrial, envolvendo recursos humanos das seguintes entidades:

- Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), fundada em 1969, é atualmente a maior organização nacional de produtores de Pêra Rocha. Esta realidade é fruto de uma equipa multidisciplinar, com um forte know-how no setor e que recorre à tecnologia mais avançada na produção, armazenamento e conservação de todos os produtos, é assim, uma empresa cooperativa com instalações certificadas, com fortes investimentos na modernização e inovação, onde diariamente se embala e expede pera rocha, para vários países do mundo.

- Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB), é uma instituição eminentemente vocacionada para a atividade de I&D em diversas áreas científicas, tendo uma reputação solidamente alicerçada na excelência de um ensino superior de qualidade, intimamente ligado à procura do conhecimento através da investigação científica e do desenvolvimento e ao serviço de nível intelectual à sociedade, o curriculum de I&DT da ESB, e mais especificamente do seu centro de investigação – Centro de Biotecnologia e Química Fina apresenta-se como muito relevante para os objetivos delineados no presente projeto.

- Universidade de Aveiro a nível nacional é uma das instituições mais importantes na área do ensino e investigação. A UA tem como visão tornar-se uma das principais instituições de investigação e desenvolvimento na Europa, aumentando as colaborações europeias e contribuindo para a construção do Espaço Europeu da Investigação. Na missão de desenvolver a base de conhecimento científico, conta com:

-  o CICECO-Aveiro Institute of Materials, e

-  a QOPNA-Unidade de Investigação em Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares.

 

Artigos relacionados

  1.  Projecto ReStoragePear aprovado pelo COMPETE 2020 | Católica Porto
  2. No Oeste a produção e exportação de pêra-rocha não pára de crescer

 

 

 

21/02/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro