Tecnologia portuguesa assegura comunicações de banda larga de baixo custo em zonas costeiras

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto MareCom concebeu uma solução alternativa às comunicações via satélite e às tecnologias VHF, usadas por quem está em alto mar.
 
1. Testemunho
 
Bruno Antunes - Research Manager na Wavecom
 
Falámos com Bruno Antunes, Research Manager na Wavecom sobre o projeto MareCom: Redes e Serviços Marítimos Comunitários, cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visou o desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo com ligações fiáveis e de banda larga.
 
1.1 Enquadramento
 
Não existe uma solução de comunicações de baixo custo, fiável e de banda larga que permita o acesso a redes IP terrestres e à Internet global em zonas remotas do oceano. Como consequência, não estão disponíveis aplicações e serviços IP de baixo custo em ambiente marítimo, ao contrário do que sucede em ambiente terrestre.
 
Assim, o projeto MareCom visa o desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo com ligações fiáveis e de banda larga.
 
 
A solução desenvolvida é uma alternativa ao satélite e a tecnologias rádio VHF que hoje se utilizam, e que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo, por exemplo, frotas de pesca ou transporte marítimo, com ligações fiáveis e de banda larga e a integração com o cenário de comunicações em terra, aumentando a inclusão digital daquelas comunidades.
 
O projecto terminou com a apresentação dos resultados na Base Naval de Lisboa a 3 de Outubro de 2018. Usando a solução desenvolvida foi possível realizar uma vídeo conferência com terra a partir de uma embarcação da Marinha Portuguesa a navegar no Estuário do Tejo e demonstrar uma aplicação de vídeo streaming HD em tempo real.
 
 
Em cenário operacional, a solução desenvolvida poderá atingir alcances até dezenas de milhas da costa, quando usados níveis de potência de transmissão adequados e em locais apropriados para a instalação das estações de comunicações costeiras. 
 
 
1.2 Resultados Alcançados 
 
O projeto MareCom permitiu aos parceiros envolvidos a aquisição de novos conhecimentos nas áreas das comunicações de longa distância em ambiente marítimo, nas áreas das redes de conectividade intermitente e o desenvolvimento final das seguintes componentes: 
 
● Caixa outdoor para acomodar todos os componentes desenvolvidos.
 
● Protocolo de Encaminhamento e Protocolo de Acesso ao meio especialmente adaptados para este tipo de topologias. 
 
● Antena de cobertura omnidirecional com orientação de feixe para maximizar o ganho. 
 
● Aplicação partilha de conteúdo multimédia entre embarcações e a costa. 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto é liderado pela Wavecom - Soluções Rádio, S.A., em co-promoção com o INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, a Marinha Portuguesa e a Ubiwhere.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, na vertente em co-promoção, envolveu um investimento elegível de um milhão de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 651 mil euros.
 
 

22/01/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia