Desafios 5.0: Programa inovador para apoiar as ideias e projetos que respondem a desafios sociais e societais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal já lançou oficialmente o ‘Desafios 5.0’, um programa que promove o espírito empreendedor do Norte e Centro do país através de uma ação coletiva que visa reforçar a cooperação, as parcerias e as redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, e potenciar o apoio à geração de ideias inovadoras, a iniciativas empresariais e à criação de novas empresas, com o apoio institucional de empresários de referência, startups, entidades do sistema científico e tecnológico não empresarial, administração pública, municípios e, ainda, outras associações empresariais.
 
 
1. Entrevista a Paula Silvestre, Diretora da Competitividade na AEP
 
Paula Silvestre
- Diretora da Competitividade na AEP  
 
 
1.1 Como nasceu o projeto Desafios 5.0? Quais foram as principais motivações?
 
O programa nasceu pela identificação da necessidade de existirem iniciativas empresariais que promovam soluções inovadoras aos desafios sociais e societais e contribuam para a criação da sociedade 5.0 – uma sociedade inteligente, inclusiva e sustentável, baseada na tecnologia e centrada no humano, e onde se observa um distinto padrão de qualidade de vida e de bem-estar social com o acesso generalizado a serviços de saúde, inúmeras melhorias da qualidade de vida, diminuição do número de acidentes relacionados com a indústria e com a mobilidade, a possibilidade infinita de cocriação e eficiente utilização de recursos. 
 
São nestes contornos que o ‘Desafios 5.0’ configura-se como a oportunidade única para todos os jovens e empreendedores que pretendam desenvolver a sua ideia e criar uma empresa ou o seu próprio emprego em atividades intensivas de conhecimento, tecnologia ou de indústrias culturais e criativas.
 
 
1.2 O que considera ser o elemento diferenciador no projeto Desafios 5.0? 
 
Este programa é diferenciador de outros no mercado, que já tivemos a oportunidade de conhecer, porque facilita, apoia e incrementa a materialização das ideias de negócio e minimiza as dificuldades apresentadas por empreendedores através de ações integradas que informam e capacitam jovens empreendedores desde a ideia embrionária até à constituição de empresa. Os jovens que participarem poderão interagir com outros participantes, trabalhar as várias vertentes do modelo de negócio, visitar empresas e hubs do ecossistema empreendedor, e ainda aceder a sessões personalizadas com consultores que permitirão a consolidação do plano de negócios do projeto. Já no final do programa, os 6 melhores projetos serão distinguidos com o prémio SPEED UP, um prémio monetário de 5 mil euros para apoiar o empreendedor no arranque da sua empresa.
 
 
1.3 Qual o ponto de situação do projeto tendo em conta objetivos e resultados traçados versus alcançados?
 
Ainda é cedo para vermos os resultados reais que este programa irá trazer para o ecossistema empreendedor e para o país. A conclusão do projeto será a 30 de junho de 2023, mas estamos convictos de que iremos atingir de forma bastante satisfatória os objetivos traçados. Certo, é que não deixamos de convidar todos aqueles que têm uma ideia ou projeto a participarem neste programa. As três calls do programa ainda se encontram abertas e qualquer jovem, empreendedor ou empresa ainda se podem inscrever.
 
1. CALL FOR NEEDS: Uma ação destinada a empresas e empresários para manifestarem interesse em introduzir ou trabalhar em processos de inovação, lançando desafios, problemas ou ideias que possam ser resolvidos pela comunidade empreendedora. 
 
2. CALL FOR IDEIAS: Uma ação destinada a ideias em fase embrionária e pretende ajudar o empreendedor a compreender melhor a dinâmica do seu negócio, dando início ao seu desenvolvimento, crescimento e posterior aceleração. 
 
3. CALL FOR ACCELERATION: Uma ação destinada a startups em fase de constituição, ou mesmo a projetos/ideias que se encontrem numa fase mais desenvolvida e que tem como objetivo preparar e capacitar empreendedores com um acompanhamento diferenciado.
 
 
1.4 Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do programa?
 
Os maiores desafios com que estamos sempre a ser confrontados é o excesso de oferta de programas financiados com o mesmo âmbito de ação, demonstrando alguma falta de articulação entre entidades financiadoras regionais e nacionais, e a dificuldade em chegar aos jovens e empreendedores para oportunidades como esta, pois verificamos bastante resistência por parte de algumas entidades na divulgação junto do seu público. Estes dois fatores acabam por dificultar o alcance do projeto a todos os jovens e empreendedores, o que acaba por depois afetar a seleção de empreendedores nas regiões do programa, Norte e Centro do país.
 
 
1.5 Qual tem sido o contributo do COMPETE 2020 para o desenvolvimento deste projeto? 
 
O COMPETE 2020 é um importante instrumento de cofinanciamento do programa, e sem o qual não teríamos a possibilidade de o desenvolver. Além disso, reconhecemos vivamente a participação fundamental do COMPETE 2020 2020 nas nossas atividades, como foi o caso da participação do Professor Nuno Mangas Presidente, da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do COMPETE 2020, no Seminário titulado 5.0 DESAFIOS NA VIDA COM AS EMPRESAS: PESSOAS. IDEIAS. NEGÓCIOS. FUTURO. e da divulgação que têm feito deste programa nos meios de comunicação do COMPETE2020.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto Desafios 5.0 é uma iniciativa da AEP cofinanciada pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de 754 mil euros, o que resultou num incentivo FSE de 641 mil euros. 
 
 
3. Links
 
 
AEP – Associação Empresarial de Portugal
Website 
Facebook 
Linkedin 

25/03/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia