Wake-up 4.0: Promover uma cultura de empreendedorismo nas gerações mais jovens

Na newsletter semanal do COMPETE 2020 entrevistámos António da Silva Rodrigues, Presidente da Direção da AECOA (Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis) acerca do projeto Wake-up 4.0 desenvolvido em parceria com o INOV (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação) que se destina a jovens com ideias empreendedoras de base tecnológica que queiram criar a sua empresa. 
 
 
1. Âmbito
 
Ideias inovadoras, potencial de negócio, soluções para a indústria 4.0, espírito de equipa e aplicação de TICE a desafios da indústria são os alicerces do projeto Wake-up 4.0 @ Promoting Entrepreneurial Spirit and Innovate Start-Ups for Industry, cofinanciado pelo COMPETE 2020.
 
Promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV), este projeto destina-se a jovens com ideias empreendedoras de base tecnológica que pretendam criar a sua empresa.
 
 
2. Entrevista
 
Na newsletter semanal do Programa, entrevistámos António da Silva Rodrigues, Presidente da Direção da AECOA - Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis. 
 
António Rodrigues | Presidente da Direção da AECOA
 
2.1 Como nasceu o projeto Wake-up 4.0? Quais foram as principais motivações? 
 
A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) tem como propósito defender os interesses do tecido empresarial do município oliveirense, uma missão que se tem alargado a outras regiões, nomeadamente ao Norte e Centro do País. Se este quadrante geográfico se tem vindo a alargar com o passar do tempo (a nossa Associação completou duas décadas de existência em 2021), também a filosofia e estratégia de ação têm evoluído. 
 
Sempre esforçada no sentido de catapultar as empresas, nomeadamente as PME, a patamares equitativos à concorrência de mercados mais competitivos da Europa e do Mundo, a AECOA cedo percebeu que é imprescindível, senão mesmo obrigatório, acompanhar as novas tecnologias de informação e comunicação, bem como sensibilizar os agentes económicos para a importância de acompanhar a evolução imposta pela já tão badalada indústria 4.0. Para além disso, é nosso entendimento que o futuro está já ‘ali, ao virar da esquina’ e que é às novas gerações de empresários e empreendedores - as que já estão no ativo e as que se estão a formar -, que os tempos vindouros pertencem. Neste sentido, indispensável se torna, assim, dar-lhes o apoio, o suporte e a atenção que necessitam e merecem. 
 
Foi neste contexto, nesta mescla de variáveis (outras haverá, mas de somenos importância), que surge a candidatura da AECOA em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV), que viu a sua aprovação não só para satisfação das entidades promotoras, como para muitos jovens que dela tinham conhecimento. 
 
Assim nasceu o nosso projeto ‘WAKE UP 4.0 @ Promoting Entrepreneurial Spirit and Innovate Start-Ups for Industry’, que se destina a jovens com ideias empreendedoras de base tecnológica que pretendam criar a sua empresa.
 
 
2.2 O que considera ser o elemento diferenciador do projeto? 
 
Não direi que o projeto “WAKE UP 4.0” seja muito diferente de outros que, eventualmente, estejam a ser desenvolvidos por universidades e centros de formação académicos e/ou outros estabelecimentos de base tecnológica, no âmbito do desafio da digitalização e da indústria 4.0, de um modo geral. Porém, para o consórcio AECOA/ INOV, este projeto é efetivamente inovador e diferenciador, pelo menos no que ao público-alvo e aos demais stakeholders diz respeito. A forma inovadora como está a ser levada a cabo a sua execução, com o contato direto e assíduo com alunos finalistas das mais diversas escolas e academias, torna-o de facto um programa inédito no âmbito dos diversos incentivos do ‘COMPETE 2020 – FSE’. 
 
 
Os estudantes e demais interessados são motivados para uma cultura de empreendedorismo e inovação, nomeadamente através de um programa de mentoria e coaching, que permitir-lhes-á desenvolver o seu negócio. 
 
Recordo que o “WAKE UP 4.0” pretende criar 12 empresas de base tecnológica, alinhadas com a Indústria 4.0. Para isso, estão já a ser selecionadas ideias, que serão apoiadas, financeiramente, com bolsas de investimento durante seis meses. As propostas dos novos empreendedores concorrerão, também, a um prémio final que pode ir até cinco mil euros. A estas startups, será proporcionado um acompanhamento de seis meses após a data final do projeto, de forma a garantir condições para que prosperem no mercado.
 
 
2.3 Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
 
Um novo projeto traz sempre novos desafios, o que não deixa de ser extremamente positivo e motivador para a AECOA. 
 
Neste caso particular, desde logo em sede de candidatura, surgiu a necessidade de se encontrar, no sistema tecnológico e científico, um parceiro acreditado no horizonte nacional. Tivemos a sorte do INOV aceitar abraçar este projeto, o que muito nos satisfaz e orgulha. Esta entidade está, efetivamente, a desenvolver um trabalho de grande mérito. 
 
Por outro lado, comunicar com os jovens e incutir-lhes a noção de que a criatividade, que se materializa através das ideias, só será de facto inovação se se conseguir transformar em algo útil, ou seja, em criação de empresas que gerem valor, através da venda de produtos e serviços para os respetivos mercados, foi outro dos vários desafios.
 
 
2.4 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar? Destaque para o podcast Smart Talks sobre empreendedorismo tecnológico na indústria 4.0 
 
Todos os resultados obtidos até ao momento poderiam ser aqui destacados, graças ao êxito de quase todas as atividades. Porém, a participação de muitos jovens com ideias pertinentes, mesmo ao nível do ensino secundário, acabou por surpreender a própria equipa responsável pela execução do projeto. 
 
Foi desenvolvida uma plataforma colaborativa., que reúne mentores, jovens e empreendedores, na qual existe já uma bolsa de ideias que está a ser acompanhada pela equipa de gestão de projeto.
 
Os podcasts Smart Talks de facto estão a gerar sucesso, talvez não só por ser um formato diferente e pouco habitual neste tipo de projetos, mas porque as temáticas são efetivamente muito importantes e reveladas por quem já construiu o seu próprio negócio.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto WAKE-UP 4.0 @ Promoting Entrepreneurial Spirit and Innovate Start-Ups for Industry é promovido pela AECOA e pelo INOV, sendo cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 454 mil de euros, o que resulta num incentivo FEDER de 386 mil euros.
 
 
4. Links
 
WAKE-UP 4.0
> Vídeo 
> Blogue 
 

03/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia