O progresso tecnológico só faz sentido se melhorar a vida das pessoas

Enquanto elemento indispensável para que a UE recupere dos efeitos da COVID-19, a digitalização é fundamental para promover novas formas de crescimento e reforçar a resiliência da UE.

Os dirigentes convidaram a Comissão a apresentar, até março de 2021, orientações globais para a digitalização que estabelecessem as ambições concretas da UE para 2030 no domínio digital. Além disso, acordaram em que pelo menos 20 % dos fundos a título do Mecanismo de Recuperação e Resiliência fossem disponibilizados para a transição digital, inclusive para as PME. A digitalização tem o potencial de criar soluções para muitos dos desafios que a Europa e os cidadãos europeus atualmente enfrentam. As tecnologias digitais estão a mudar não só a forma como as pessoas comunicam, mas também, essencialmente, a forma como as pessoas vivem e trabalham. A pandemia de COVID-19 deu um novo impulso ao trabalho da UE destinado a acelerar a transição tecnológica.

As soluções digitais ajudam a criar emprego, promover a educação e reforçar a competitividade e a inovação e podem melhorar a vida dos cidadãos. A tecnologia digital desempenha um papel fundamental na transformação da economia e da sociedade europeias, no sentido de se alcançar o objetivo de uma UE com impacto neutro no clima até 2050 – um objetivo acordado pelos dirigentes da UE.

Salvaguardar os valores da UE, bem como os direitos fundamentais e a segurança dos cidadãos, é fundamental para a transição digital. A UE procura seguir uma abordagem centrada no ser humano, que respeite as diferenças sociais em toda a União.

A digitalização é uma componente essencial da resposta da UE à crise económica causada pela COVID-19. Como tal, a pandemia de COVID-19 tornou ainda mais premente a necessidade de acelerar a transição digital na Europa.

Dedicamos algumas edições da newsletter semanal a esta temática, pelo que destacamos dois projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 que colocam as pessoas no centro da transformação digital.

> Fruto de uma parceria entre Glintt, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e INESC-Tec, o projeto Knowlogis – uma solução cofinanciada pelo COMPETE 2020 que monitoriza e acompanha a gestão hospitalar, com foco na vertente logística - foi premiado como o melhor projeto digital na área da saúde no âmbito dos Portugal Digital Awards, da IDC. 

O projeto KnowLogis visa o desenvolvimento de um sistema de reporte inteligente que monitorize e acompanhe, de forma ativa e dinâmica, as atividades mais críticas da logística hospitalar, identificando problemas ou ineficiências e estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção/melhoria. Para tal, recorre a métodos avançados de engenharia de sistemas e investigação operacional, como simulação, otimização e previsão. 

Com este propósito foi constituído um consórcio composto pela Glintt - empresa líder de mercado de tecnologias de informação para a área da saúde em Portugal - e pelo INESC TEC, que tem um extenso currículo e experiência comprovada em I&DT nas áreas de intervenção do projeto. 

Fique a conhecer este projeto ao ler os artigos “KnowLogis: Glintt agiliza gestão da logística hospitalar com plataforma inteligente” e “KnowLogis: Vencedor nos Portugal Digital Awards 2020”  

> João Dias, Administrador da AICEP e "Sponsor" deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020 explicou o âmbito desta plataforma denominada Business Match Making, com vista a ajudar as empresas exportadoras Portuguesas a exporem-se à procura internacional, de forma qualificada e orientada ao produto ou serviço , gerando contacto e negócio.

João Dias - Admin. da AICEP                                                                                                      

Conheça melhor este projeto no artigo “Business Match Making - uma plataforma para fazer negócios com o mundo

 

07/01/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Comissão Europeia