COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Cortiça e Vinho | Vol. I

O Presidente do COMPETE 2020 visita a fileira da cortiça 

O sector da cortiça recebeu na semana de 11 de janeiro, o Presidente do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - Compete 2020, para um conjunto de visitas a 22 empresas de norte a sul do país. Estas empresas são representativas dos diferentes subsectores da indústria da cortiça, empresas preparadoras de cortiça, empresas fabricantes de rolhas de cortiça, empresas granuladoras e empresas de materiais de construção e decoração. O subsector emergente de novas aplicações de cortiça será, ainda, motivo de atenção neste roteiro dedicado à indústria da cortiça.  

A visita inclui ainda o Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Cincork), ao Centro Tecnológico da Cortiça (Ctcor), e à Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), entidade responsável pela organização das visitas.  A visita tem por objectivo dar a conhecer a realidade da fileira da cortiça nos seus diferentes domínios: a transformação dos produtos mais tradicionais como as rolhas de cortiça e a estratégia em curso para garantir o reforço deste produto nos mercados internacionais face à concorrência dos vedantes alternativos. Do mesmo modo, vai haver um olhar atento para a utilização da cortiça no desenvolvimento de novos produtos e o modo como o sector concilia a dimensão de investigação, desenvolvimento e inovação na estratégia em curso.

Aceda ao artigo completo.

Disponibilizado o roteiro : COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Cortiça e Vinho | Vol. I, em formato pdf e pdf interativo.

15/03/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro