Portugal Bike Value conquista um European Enterprise Promotion Award

O projeto Portugal Bike Value foi um dos grandes vencedores dos European Enterprise Promotion Awards 2020 (EEPA). Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia que recompensa aquelas iniciativas que promovem o empreendedorismo e as pequenas empresas a nível nacional, regional e local. Os EEPA têm como objetivo identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso realizadas para promover a empresa e o empreendedorismo.

O Portugal Bike Value é um projeto que visa apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias do setor das bicicletas, pela integração com centros tecnológicos, universidades e autoridades locais. Pretende também demonstrar a capacidade das empresas que produzem bicicletas em Portugal de fornecer os mercados externos, contando para isso com as elevadas capacidades e competências da indústria portuguesa, a excelente evolução do sector nos últimos anos e o crescimento significativo que se prevê num futuro próximo.

Dados do Eurostat revelam que, pela primeira vez, Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia.  Portugal chegou ao pódio europeu da produção de bicicletas, com 2.652.392 milhões de unidades produzidas, de acordo com dados oficiais do Gabinete de estatística da UE, Eurostat.

A indústria portuguesa de bicicletas é composta por empresas de pequena e média dimensão, que empregam no total cerca de 1.700 trabalhadores, dos quais 900 na produção de bicicletas e os restantes nos componentes. 

Em 2020 dedicamos uma das nossas Newsletters ao setor das bicicletas aonde falamos dos seguintes projetos, que obtiveram o apoio do COMPETE 2020:

Triangles: a primeira fábrica do mundo a produzir quadros de bicicleta em alumínio de forma robotizada

 

- RODI: implementa novos meios de construção para rodas de bicicletas elétricas

 

Mais de um milhão de bicicletas por ano a saírem da RTE para o mundo

29/12/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa